Dando mais um passo importante para a inclusão, Arapongas certificou nesta quinta-feira (26) mais 31 servidores que participaram do Curso Básico de Libras, iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, através do Centro Municipal Especializado (Cemear). A certificação contou também com o apoio da Unespar (Campus Apucarana).
-LEIA MAIS: Última etapa do Paraná Bom de Bola vai movimentar região de Arapongas
Segundo a professora e intérprete, Juliana Rodrigues Pereira, o curso Básico de Libras traz como principal objetivo proporcionar aos alunos um contato com a Língua Brasileira de Sinais e as noções básicas de uma comunicação inicial com os surdos e os usuários da língua brasileira de sinais. “Os alunos tiveram a oportunidade de grande conhecimento, interagindo em Libras e colocando em prática todo o aprendizado adquirido durante o curso”, disse. A primeira turma foi formada em agosto de 2023, alcançando 40 servidores.
O ato contou também com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, da secretária da Educação, Elisângela Bobato Cortez e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. “A inclusão é um passo fundamental para atendermos e acolhermos a todos e todas. Capacitamos os nossos servidores para a compreensão e melhor comunicação entre surdos e ouvintes”, disse o prefeito. Ainda segundo Onofre, a proposta é expandir o curso básico de Libras em Arapongas. “Queremos que isso chegue também no comércio, nas empresas e em outros espaços. Com um incentivo do município, mas também com parcerias”, falou Onofre.
A secretária da pasta, Elisângela Bobato Cortez, relembrou ainda que o ensino de Libras já é aplicado nas escolas municipais. “Temos também o projeto “Libra nas Escolas”, que aplica atividades específicas da linguagem gestual-visual para alunos da rede municipal. A ideia é também expandir essas atividades para mais escolas, aliando ensino e inclusão social”, disse. Em sua primeira fase, as atividades são aplicadas para estudantes dos 1º, 2º e 3º anos e uma turma de 4º ano, nas escolas municipais Dr. Antônio Grassano Jr, Padre Germano Mayer, Júlio Savieto e Escola Municipal Aleydah Costa Santos Oliveira.
DIA NACIONAL
Ainda nesta quinta-feira, 26, comemora-se o Dia Nacional do Surdo. Momento também de reflexão sobre as conquistas por direitos sociais, desafios e lutas das pessoas surdas no Brasil. Com isso, a Secretaria de Educação realizou também o 1º Encontro em comemoração ao Dia do Surdo. “Momento especial e marcante. Oportunidade também para integração e prática da língua de sinais”, incluiu a professora Juliana Pereira.
O curso Básico de Libras para os servidores municipais teve duração de três meses.
Deixe seu comentário sobre: "Arapongas celebra Dia Nacional do Surdo com entrega de certificações"