A Prefeitura de Arapongas promoveu no último sábado (03), um mutirão de atendimentos ortopédicos. Com a participação de dois médicos especialistas e dois fisioterapeutas, o mutirão realizado no Centro de Especialidades Jaime de Lima atendeu quase 90 pacientes pré-agendados, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (5). A Secretaria de Saúde de Arapongas explica que a ação visa reduzir o tempo de espera e garantir um maior acesso aos serviços em ortopedia.
LEIA MAIS: GM de Arapongas apreende Honda Biz com mais de R$ 62 mil em débitos
“Ao todo, foram agendados 120 pacientes. Tivemos o comparecimento de 88 pacientes e 32 ausências. Vamos continuar acompanhando toda a demanda. Estamos reduzindo a fila de espera, ampliando e fortalecendo o acesso da população. Mais ações - Novos mutirões serão organizados. A previsão é de que ocorra mais um no mês de fevereiro. Além disso, a ideia é levar novos mutirões aos Prontos Atendimentos 18 Horas, uma vez por semana, no período noturno. Tal agenda ainda será definida", comenta o secretário de Saúde Moacir Paludetto Junior.
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, afirma que a administração tem priorizado para um atendimento humanizado e de qualidade. “Saúde se faz com gestão organizada, investimentos e indo ao real encontro das necessidades dos pacientes. A proposta é executar mutirões também em outras especialidades, potencializando os atendimentos em saúde”, disse.
Como exemplo, Onofre citou outros importantes mutirões realizados. Um deles foi o do Programa Opera Paraná – iniciativa do Governo do Paraná, em julho do ano passado, que atendeu cerca de 300 pacientes que possuíam cirurgias pré-agendadas em um dia. Outra iniciativa foi o mutirão de oftalmologia para a Rede Municipal de Ensino. O projeto “ Oftalmologia nas Escolas”, teve por objetivo promover a saúde visual dos alunos dos 5º anos em todas as escolas municipais. Os estudantes passaram por triagens e foram encaminhados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) – sede de Arapongas, para exames mais conclusivos. Os alunos com necessidade comprovada receberam os óculos de grau na sequência – adquiridos pelo município. No total, 1.545 alunos - incluindo os da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Classe Especial, passaram pelo mutirão. “Queremos ampliar esse serviço para todos os alunos e alunas da rede municipal”, incluiu Onofre.
Deixe seu comentário sobre: "Arapongas atende quase 90 pacientes em mutirão de ortopedia"