MAIS LIDAS
VER TODOS

Câmara de Vereadores

Arapongas aprova projeto de conscientização contra doação de esmolas

Campanha “Construa futuros, não sustente passados” busca sensibilizar a população sobre os efeitos negativos da prática de dar esmolas

Da Redação

·
"Queremos, através de campanha, conscientizar sobre os impactos negativos desta prática", diz o autor do projeto
Icone Camera Foto por TNOnline/Louan Brasileiro
"Queremos, através de campanha, conscientizar sobre os impactos negativos desta prática", diz o autor do projeto
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2025, 18:39:29 Editado em 19.02.2025, 18:40:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A Câmara Municipal de Arapongas aprovou na sessão desta segunda-feira (17), Projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Grassano, que institui a Campanha Permanente de Conscientização intitulada “Construa futuros, não sustente passados”, cujo objetivo, segundo seu autor, é o de sensibilizar a população sobre os efeitos negativos da prática de dar esmolas e incentivar a orientação para a busca de alternativas mais eficazes para apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: "Guerra dos bonés" na política movimenta fábricas em Apucarana

📲 Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp

“Nossa intenção, ao contrário do que alguns possam pensar, não é o de proibir a esmola - não temos esse poder e, mesmo se tivesse, não o faríamos. Queremos, através de campanha, conscientizar sobre os impactos negativos desta prática. Ao mesmo tempo, incentivar o direcionamento de doações para iniciativas que promovam a inclusão social”, disse o vereador.

continua após publicidade

Ainda de acordo com a proposta aprovada, a campanha visa esclarecer os impactos negativos da prática de dar esmolas, que muitas vezes acabam por perpetuar o ciclo de pobreza e exclusão social, além de alimentar o vício em substâncias ilícitas e lícitas, como o álcool e outras drogas.

“Tais práticas não só mantêm o indivíduo preso à marginalização e ao vício, mas também incentivam a dependência, desmotivando a verdadeira ressocialização e a reintegração dessas pessoas ao convívio social. É importante ressaltar que o município já oferece suporte adequado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, especialmente com o Centro POP, que desde 2024 vem disponibilizando um Abrigo Emergencial para a população em situação de rua”, reforça Paulo Grassano.

A adesão a esse serviço, entretanto, tem sido aquém do esperado, devido, principalmente, à resistência de algumas pessoas em aceitar as regras do local, como a proibição do consumo de drogas e álcool, além das orientações para convivência social e organização do espaço.

continua após publicidade

“Diante disso, a criação desta campanha visa aumentar a adesão da população à assistência oferecida pelo município, através da conscientização sobre a importância de direcionar as doações para formas de apoio que possibilitem a recuperação, reintegração e capacitação da pessoa em situação de rua”, observa o vereador.

Paulo Grassano acredita que a ampla divulgação da campanha, por meio das redes sociais da Prefeitura, da Câmara Municipal e dos vereadores, será fundamental para alcançar o maior número possível de cidadãos, promovendo a mudança de comportamento em relação ao ato de dar esmolas.

“Essa medida não só visa conscientizar, mas também fortalecer o trabalho do poder público, impulsionando ações que garantam a reintegração social das pessoas em situação de rua de forma mais eficaz, humana e estruturada”, finaliza.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas aprova projeto de conscientização contra doação de esmolas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!