A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai integrar a mobilização nacional contra a dengue, neste sábado (2). O chamado “Dia D de combate ao mosquito” visa desenvolver ações com foco na prevenção e eliminação dos focos de Aedes aegypti.
-LEIA MAIS: Morador de Arapongas guarda R$ 9 mil dentro de meia e é furtado
Conforme o Controle de Endemias, em Arapongas, as atividades irão envolver a realização de um “Pit Stop”, na Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida (Igreja Matriz) – das 9h às 12h, com entrega de panfletos e orientações em todo o comércio. “Por meio da Secretaria de Estado da Saúde, fomos convocados e faremos parte deste importante movimento. Queremos controlar a dengue em nossa cidade”, falou o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini. O secretário municipal da Saúde, Moacir Paludetto Jr, reforçou o chamado junto à população.
“É uma ampla força-tarefa, com um objetivo em comum que é combater a proliferação do mosquito que causa não só a dengue, mas também a zica e a chikungunya. Precisamos de máximo apoio da população”, salientou. O último boletim divulgado em Arapongas apontou 348 casos positivos de dengue. Desse total, 248 são casos adquiridos dentro do próprio município e 64 importados. O boletim traz ainda 1.429 notificações, 35 casos em investigação, 1.046 resultados negativos e um óbito.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a proposta é a ampla divulgação e desenvolvimento de ações educativas em praças e vias públicas em todos os municípios, visando a adesão dos paranaenses na atividade semanal de verificação de seu domicílio e local de trabalho, além do cuidado com o ambiente público na manutenção da limpeza urbana e destinação correta do lixo, já que mais de 75% dos criadouros do mosquito são passíveis de remoção e eliminação. A principal mensagem do Dia D de Combate à Dengue é reforçar a prevenção, que cabe a todos. A responsabilidade da eliminação e remoção mecânica dos criadouros é coletiva.
DIA D – A mobilização do Dia D vai acontecer em todo o Brasil. O tema é "10 minutos contra a dengue", que representa uma convocação para cuidado perto de casa.
SERVIÇO
Mobilização contra a dengue
- DATA: 02 DE MARÇO DE 2024
- HORÁRIO: Das 9h às 12h
- LOCAL: Praça da Igreja Matriz
Deixe seu comentário sobre: "Arapongas adere ao dia “D” de combate à dengue neste sábado (2)"