Mais lidas

    Arapongas

    ARAPONGAS

    App “GM 153” conta com aba específica de acionamento

    App “GM 153” conta com aba específica de acionamento
    Foto por Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 05.04.2021, 19:23:23 Editado em 05.04.2021, 19:23:54
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O aplicativo “GM 153 Arapongas” – para celulares android, integrado no Sistema de Ocorrência da Guarda Municipal de Arapongas (SISCCO), passa a contar com um atalho destinado ao “ Sistema para Monitoramento e respostas imediatas para as mulheres com Medida Protetiva”, ou seja, destinado às mulheres que sofrerem algum tipo de agressão. O novo recurso vem em substituição do chamado “ Botão do Pânico” - dispositivo de segurança preventiva utilizado pelas mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, detentoras de medida protetiva de urgência, após decisão judicial.  

    De acordo com o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, a nova aba dentro do app “GM 153 Arapongas”, gera maiores vantagens tanto no amplo atendimento às vítimas, como na economia do município.  “ Com essa parte específica dentro do app GM 153 conseguimos abranger maior atendimento para as mulheres vítimas de violência -  que contam com app instalado em seus aparelhos celulares, e devidamente cadastradas na interface. Com o acionamento dentro do app, já conseguimos identificar de pronto quem é a vítima e também o agressor, além da localização em tempo real da ocorrência. Enviando assim, de imediato, a viatura mais próxima. Além disso, pagávamos em média cerca de R$ 160 mil por ano para a utilização dos dispositivos botão do pânico -  do Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva (INTP). Ao todo, 30 botões estavam disponíveis. Agora com o app, reduzimos todo esse custo, levando em consideração que o aplicativo foi desenvolvido graças ao empenho do GM João Maicon de Marques, e pode ser baixado gratuitamente, e utilizado pelo maior número de vítimas que necessitarem dos serviços”, explica. O acionamento do disposto dentro do app para as mulheres vítimas de agressão já está disponível desde a última sexta-feira, 02.

    O responsável pelo desenvolvimento do app, GM João Maicon Marques, gerente de Planejamento, enfatizou como serviço tem somado positivamente com a atuação da GMA. “ De maneira geral, com o novo sistema de ocorrência Web, o GM consegue através do celular realizar todos os procedimentos de forma fácil e rápida. O inspetor do dia consegue através do sistema acompanhar todo o desenrolar da ocorrência do dia com apenas seu celular, e dar mais suporte às equipes de Rua, que também desafogaram o trabalho -  tanto a equipe de rua, quanto o operador do CCO, que antes tinha que digitar todas as informações trazidas no formulário de papel para o sistema. Agora, podemos incluir mais esse aporte, específico para as vítimas de violência”, esclarece. Ainda segundo Marques, a tendência é desenvolver outros recursos dentro da aba de suporte às mulheres, como por exemplo o de gravação de som ambiente.  O app “GM 153” foi oficialmente lançado em setembro do ano passado.

    COMO FUNCIONA?

    No app “GM 153 Arapongas”, na parte “Medida Protetiva” a vítima vai encontrar as seguintes opções:

    - URGÊNCIA CLIQUE AQUI: Assim que acionado pela vítima, dispara um alerta sonoro no Sistema da Guarda Municipal (SISCCO), mostrando a localização e todos os dados da vítima (que foram previamente cadastrados junto à Delegacia da Mulher e Patrulha Maria da Penha).

    - FALE COM A GMA: Direciona para a realização de uma ligação do 153 – Telefone de Emergência da Guarda Municipal.

    - TELEFONES ÚTEIS: Direciona para os telefones úteis da GMA.

    - MEDIDA PROTETIVA: Direciona para fazer o download (em arquivo PDF) da Medida Protetiva da Vítima.

    CADASTRO PARA UTILIZAR O APP

    A GM e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Denice Amorim, explica que para a utilização dentro do aplicativo, as vítimas precisam ter o registro da chamada Medida Protetiva. “ Para a funcionalidade dentro do app, as mulheres vítimas de agressão devem ter a Medida Protetiva. As que não têm medida protetiva devem registrar a denúncia – junto à delegacia da Mulher e fazer solicitação da mesma”, explica.

    Com a medida protetiva, a vítima entra em contato com Delegacia da Mulher para a formalização cadastral para o uso do app (que contará com dados pessoais da vítima e informações do agressor). Instala o app “ GM 153 Arapongas”, e com isso, já está apta para a utilização. Na própria Delegacia da Mulher, a vítima terá todo o auxílio e explicações sobre o dispositivo dentro do app. “ Temos até o momento 19 vítimas devidamente cadastradas, e que podem utilizar o disposto pelo celular a qualquer momento”.

    COMO BAIXAR?

    Para obter o aplicativo “GM 153 Arapongas” nos celulares Android, é necessário acessar a Play Store. Em seguida, no campo de pesquisa digite: GM 153 Arapongas. Aí é só instalar o app para o uso.

    INFORMAÇÕES

    Delegacia da Mulher – 3278-2209. GMA – 153 ou 0800-6459 - 060

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "App “GM 153” conta com aba específica de acionamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.