Arapongas

Após reforma, Paróquia Santíssima Trindade é reaberta com missa solene

O bispo Dom Carlos José de Oliveira fará a "dedicação" do Santuário Divino Pai Eterno, em Arapongas, nesta sexta-feira (10), às 19 horas

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

Nesta sexta-feira (10), às 19 horas, o bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, fará a "dedicação" da Paróquia Santíssima Trindade, como é chamada a cerimônia de consagração de novas instalações religiosas.  A missa solene acontecerá após o Santuário Divino Pai Eterno, localizado na Vila Triângulo, em Arapongas, passar por grandes reformas.

continua após publicidade

Quem conheceu o antigo espaço religioso vai se surpreender com as mudanças, o padre João Ozório de Oliveira afirma que a igreja "foi transformada". “Restaram do antigo templo, na verdade, apenas as paredes e os bancos de madeira, mas até estes foram revitalizados”, explica. 

Seis capelas devocionais foram construídas na entrada, nas laterais e junto ao altar: Divino Pai Eterno, Virgem Maria, Batismo, Santíssimo Sacramento, Crucificado e Confissões. 

continua após publicidade

Outra novidade está no altar. Um painel retratando a Revelação da Santíssima Trindade foi elaborado pelo artista sacro Leonardo Gouveia, de Curitiba. No piso, que foi totalmente trocado, outra simbologia. Três riscos percorrem desde a entrada até o altar.

“Esses riscos no chão significam o Deus uno que se revela ao mundo: Pai, Filho e Espírito Santo.  Um risco do altar que se faz três e três da rua para o altar que se fazem um”, explica o padre, que atua há dez anos no local, quando substituiu o padre e ex-prefeito Antônio José Beffa, que morreu em 2020, e foi um dos responsáveis pela transformação da igreja em santuário. 

Além do piso, o forro foi artisticamente reconstruído e a iluminação foi renovada, assim como todo sistema elétrico. A igreja também pensou na questão tecnológica. Seis câmeras foram instaladas para as transmissões das celebrações pela internet, além de um sistema de som de ponta.  

continua após publicidade

Novas sacristias foram construídas. Outra atração são doze vitrais bizantinos instalados. A parte externa passou por uma nova pintura. Novas cruzes foram colocadas e as torres ganharam iluminação. O padre prefere não dizer o valor investido na reforma, mas observa que foi um montante considerável. Ele explica que o dinheiro veio de voluntários e empresários. 

“A igreja passou, na verdade, por uma transformação profunda, trazendo para Arapongas a beleza da arquitetura e da arte sacra. É uma grande conquista para a comunidade e para Arapongas. Deus também nos fala através da beleza e da arte. Costumo dizer que a casa tem que ser do jeito do dono e Deus é belo. A beleza de Deus precisa então estar estampada em todo templo e é isso que procuramos fazer na Paróquia Santíssima Trindade”, completa o padre.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News