MAIS LIDAS
VER TODOS

políticas públicas

Abrigo Refúgio das Marias completa um ano de acolhimento em Arapongas

Local recebe e dá suporte a mulheres vítimas de violência doméstica

Da Redação

·
Casa de Acolhimento em Arapongas
Icone Camera Foto por Reprodução
Casa de Acolhimento em Arapongas
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.03.2024, 20:04:04 Editado em 18.03.2024, 20:04:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No último dia 13, o Abrigo Refúgios das Marias - Casa de Acolhimento para as mulheres vítimas de violência completou 1 ano de existência. E de lá para cá, tem dado suporte para as vítimas de violência doméstica, principalmente nas ocorrências de final de semana e feriados, em períodos noturnos, em que as equipes policiais e guardas municipais não têm respaldo para manter a agredida ou ameaçada em segurança, junto de seus filhos, até que a prisão do agressor ou a medida protetiva sejam efetivadas. Sob a coordenação da servidora municipal, Elda Barros, o espaço já atendeu cerca de 30 pessoas; entre mulheres e filhos. “Nosso maior fluxo de atendimento foi logo no primeiro mês de instalação”, disse Barros. O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, reafirmou sobre as ações de políticas públicas voltadas às mulheres. “Temos buscado ter um olhar mais que atento para essas questões. O objetivo do abrigo Refúgio das Marias é poder oferecer compaixão no momento de extrema vulnerabilidade dessas mulheres. Auxiliando emocionalmente, fornecendo amparo social, saúde e segurança”, salientou.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Arapongas realiza formatura de 13 novos Guardas Municipal

Rede de apoio

continua após publicidade

Ainda segundo Elda, mais do que um espaço físico provisório, o Abrigo Refúgios das Marias faz a ponte entre os demais serviços de segurança e socioassistenciais para as vítimas. Após o período de permanência no local, é feito um monitoramento da mulher atendida. “O monitoramento é feito através da Patrulha Maria da Penha após a saída da vítima do abrigo. Além de um acompanhamento feito pelo CREAS, atenção psicossocial e outros serviços como, entre eles, encaminhamento para o mercado de trabalho, por meio do SINE, registros junto ao Cadastro Único e outros. Ou seja, uma rede especializada para que essa vítima não retome ao ciclo de violência”, falou. Conforme Elda, nos últimos três meses, não foram registrados acolhimentos.

A Delegacia da Mulher de Arapongas é responsável pelo encaminhamento das vítimas de violência para o Abrigo Refúgios das Marias. A sede da Delegacia da Mulher está localizada na Rua Beija-Flor, 273.

Canais de denúncias – Arapongas conta com canais específicos para as denúncias em casos de violência doméstica. São eles:

continua após publicidade

- Delegacia da Mulher de Arapongas:

Telefone: 3278-2209 – Esse número serve para o envio de whatsapp.

- Polícia Militar:

continua após publicidade

Disque 190 – Nos casos em que não houver medida protetiva.

- Guarda Municipal:

Disque 153 ou 0800-645-9060 – Nos casos em que houver medida protetiva.

A equipe Patrulha Maria da Penha atende a população todos os dias – das 07h às 19h.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Abrigo Refúgio das Marias completa um ano de acolhimento em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!