Arapongas

Arapongas realiza Conferência de Segurança Alimentar

Da Redação ·
 Prefeito fez abertura da Conferência
fonte: Divulgação
Prefeito fez abertura da Conferência

No últimasemana aconteceu a I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, que teve como tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”, baseada nos princípios do direito à alimentação adequada. O evento foi uma promoção conjunta entre a prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Comitê Gestor do Programa Leite das Crianças – Fome Zero e aconteceu no auditório do Centro Administrativo. Na oportunidade também foram eleitos os delegados que irão representar Arapongas na Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional e das entidades representantes no Comitê Gestor Municipal do Programa Leite das Crianças de Arapongas.

continua após publicidade

O prefeito Beto Pugliese fez a abertura da Conferência destacando os avanços sociais do município e apresentou alguns números referentes aos programas de segurança alimentar e nutricional implantados em Arapongas. “A segurança alimentar e nutricional é uma questão levada muito a sério em nossa cidade, pois significa o acesso a alimentação de qualidade, em quantidade suficiente e modo permanente para todos, principalmente as crianças atendidas em Creches e Escolas mantidas pela prefeitura”, disse. Ele acrescentou que a questão também se constitui em um direito humano essencial, pois sem ela não há como garantir uma vida digna e saudável para a população.

continua após publicidade

Programas
Entre os programas de segurança alimentar e nutricional implantados no município de Arapongas, está o Centro de Referência Nutricional de Arapongas- CERENA, que produz pães e derivados de soja, cuja distribuição está direcionada às famílias carentes. “Somente em junho, o programa produziu 116 mil unidades de pães e 5.206 unidades de leite de soja, lembrando que a introdução de uma unidade produtora de leite de soja era uma de nossas metas, quando assumimos pela primeira vez a prefeitura”, destacou o prefeito. A prefeitura de Arapongas também mantém em parceria com o governo estadual o Programa Leite das Crianças, que no mês de julho beneficiou cerca de 970 crianças. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) beneficia cerca de 9 mil crianças através de uma merenda balanceada e altamente nutricional. Finalizando o prefeito apresentou os números do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), também uma parceria com o governo Federal, que beneficia 57 agricultores e 32 entidades do município.

continua após publicidade


Entidades eleitas para o Comitê Gestor Municipal Programa Leite das Crianças

Representantes da Sociedade Civil
- Associação Sagrada Família
- SOS – Guarda Mirim
- Uamma
- Apae
- Casa de Apoio Madre Tereza
- Pastoral da Criança
- Apmi

Representantes Governamentais
- Representante Municipal
- Representante do Estado