Arapongas

Arapongas inaugura nova prefeitura

Da Redação ·
Centro Administrativo da Prefeitura de Arapongas tem três pavimentos
fonte: André Veronez
Centro Administrativo da Prefeitura de Arapongas tem três pavimentos

Quase 5,5 mil metros quadrados de construção e três pavimentos. Esta é a dimensão do novo centro administrativo da Prefeitura de Arapongas, que foi inaugurada na sexta-feira (21). Orçado em aproximadamente R$ 5 milhões, o paço municipal, que funcionará no prédio da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas (Faficla), vai abrigar também secretarias e autarquias municipais.

continua após publicidade


O prefeito de Arapongas, Beto Pugliese (PMDB), afirma que a estrutura deve garantir mais agilidade, modernidade e funcionalidade ao atendimento dos contribuintes. “Fizemos essa obra pensando no melhor. A população será mais bem atendida e os funcionários da Prefeitura também terão um ambiente melhor”, define.


Ele explica que a construção e reforma do prédio levou cerca de 50 meses. Parte dos investimentos, em torno de R$ 2,5 milhões, é proveniente do programa Paranacidade, do Governo do Estado, sendo o restante contrapartida do município. Já o antigo prédio usado pela Prefeitura, ao lado da Praça da Matriz, deve ser tombado como patrimônio histórico da cidade.
“Aquele imóvel é da década de 50 e temos a intenção de transformá-lo em um museu”, pontua Pugliese.

continua após publicidade


Para o prefeito, além de ser necessária, a mudança da sede da Prefeitura trará benefícios como a melhoria da relação custo-benefício das despesas da administração. “Vamos reduzir os custos fixos do governo municipal com aluguéis de prédios e a junção das várias secretarias e repartições, o que também propiciará uma economia com serviços de telefonia e telecomunicações e, principalmente, com a gestão compartilhada de serviços, como transporte de pessoas e documentos”, argumenta.


Hoje, devido à inauguração do espaço e os ajustes logísticos necessários para o funcionamento dos órgãos, não haverá expediente na Prefeitura de Arapongas, salvo os setores considerados essenciais. Ontem, a movimentação de funcionários foi grande para fazer a transferência das repartições públicas.

continua após publicidade

Instalações compatíveis

continua após publicidade


Com uma estrutura moderna, o novo centro administrativo da Prefeitura de Arapongas deverá abrigar, no andar térreo, os setores de Protocolo, Tesouraria, Cadastro, Tributação e Saúde do paço municipal. O espaço também conta com elevador, garagem, copa e sanitários. Já o primeiro pavimento será destinado à Procuradoria Jurídica, Secretaria Executiva, Secretaria de Obras, Imprensa, Contabilidade e Controladoria. No segundo pavimento, estarão localizados os setores de Licitação, Administração, Recursos Humanos, Indústria e Comércio, CPD, Secretaria de Ação Social e Gabinete Municipal.


O prefeito de Arapongas, Beto Pugliese (PMDB), aponta que parte do edifício recebeu mobília e equipamentos novos. Em relação à antiga Prefeitura, ele observa que, por ser um prédio mais antigo, as instalações não ofereciam condições compatíveis de trabalho. Pugliese ressalta que a administração empenhou esforços para que o novo prédio atendesse as necessidades da administração. “A expectativa para a entrega desta obra é grande”, diz.