Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ARAPONGAS

Gestantes de alto risco passam a ser atendidas no Cisam

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Gestantes de alto risco passam a ser atendidas no Cisam
Autor Foto: Reprodução

Iniciou nesta quinta-feira (23) o atendimento às gestantes de alto risco no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), que anteriormente eram atendidas diretamente no Cisvir, em Apucarana. A adaptação desses atendimentos ao Cisam deve-se a parceria com o Hospital Irmandade Santa Casa de Arapongas, que cedeu um aparelho cardiotopógrafo — equipamento responsável pelo teste de cardiografia, método biofísico não invasivo de avaliação do bem-estar fetal, consistindo no registro da frequência cardíaca fetal e das contrações uterinas. Com isso, foi facilitado o acesso das gestantes de alto risco do município a esse tipo de atendimento. 

“Esse já era um projeto analisado junto à nossa Secretaria e hoje tornou-se realidade através dessa parceria com a Santa Casa. Antes, as nossas gestantes de alto risco (acima de 35 semanas) eram agendadas e passavam por atendimentos somente pelo Cisvir-Apucarana. Agora, elas terão todo o acompanhamento aqui no Cisam, com a equipe multiprofissional do Cisvir, com todo acompanhamento e atendimentos específicos. Assim, facilitamos o acesso, pois as gestantes passavam por certo desgaste indo até Apucarana, levando em consideração que o acompanhamento nos casos de alto risco exige uma maior periodicidade”, afirma a coordenadora do Cisam, Juliana Parazzi. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Estamos muito contentes com essa importante conquista. É algo realmente inédito e inovador para a história do Cisam. Vamos diminuir a espera e conseguir concentrar exames laboratoriais, ultrassom, entre outros”, acrescenta ela.

Com isso, os atendimentos às gestantes de alto risco serão realizados todas as quintas e sextas-feiras, sempre no período vespertino. A capacidade será de 10 atendimentos por período. Na equipe, o Cisam conta com os atendimentos da Drª Marina Bressan Pacífico – ginecologista e obstetra.  Conforme a enfermeira Patrícia Tribulato, os exames feitos através do cardiotopógrafo são fundamentais durante o pré-natal. 

“Esse aparelho possibilita exames que servem para acompanhar a vitalidade fetal, a atividade do bebê. Geralmente o batimento cardíaco faz uma oscilação durante todo o período. A gente procura associar que quando tem uma movimentação do bebê, há uma alteração no batimento também. Ele se movimenta, o batimento acelera e isso é o esperado. Quando notamos que no gráfico do exame há uma linha mais reta, que o batimento se mantém estável durante todo o exame, conseguimos identificar que possa ter alguma alteração. Às vezes, até mesmo se a gestante está sem se alimentar isso já interfere no exame do bebê. Por isso, é algo de extrema importância no acompanhamento do pré-natal”, explica. 

publicidade

O exame cardiográfico tem duração de 10 minutos.Patrícia acrescenta também que o Cisvir – Apucarana é responsável pelo acompanhamento de todas as gestantes de alto risco do Vale do Ivaí – exceto as que residem em Apucarana, que são atendidas na Escola da Gestante. De 400 gestantes de alto risco de toda a região do Vale, 200 são de Arapongas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline