MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Prefeitos da Amepar decidem manter comércio fechado até a Páscoa

Em reunião realizada nesta sexta-feira (03) em Londrina, os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) decidiram manter o comércio fechado por pelo menos mais uma semana. A decisão, que prolonga a suspensão das ativi

Da Redação

·
Prefeitos da Amepar decidem manter comércio fechado até a Páscoa
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.04.2020, 14:22:00 Editado em 03.04.2020, 14:27:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em reunião realizada nesta sexta-feira (03) em Londrina, os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) decidiram manter o comércio fechado por pelo menos mais uma semana. A decisão, que prolonga a suspensão das atividades comerciais até a Páscoa, faz parte da estratégica de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), recomendando às pessoas que mantenham o isolamento social. Participaram 18 dos 22 prefeitos da microrregião, além de secretários municipais de saúde.

continua após publicidade

“É consenso que estamos no pior período de contaminação, daí a recomendação definida hoje, ou seja, de que as medidas protetivas precisam ser mantidas”, esclareceu o prefeito de Arapongas e presidente da Amepar, Sérgio Onofre. Segundo ele, a recomendação da Amepar respeita as diferenças de realidade entre os municípios e ressalta a necessidade de reforçar as medidas restritivas nos setores que estão abertos. 

“Estão em funcionamento os supermercados, açougues, farmácias, postos de combustível, casas lotéricas e agências bancárias, entre outros serviços considerados essenciais. Porém, esses locais podem se tornar grandes pontos de transmissão do vírus se os cuidados não forem reforçados”, assinala Sérgio Onofre.

continua após publicidade

A pedido da Amepar, uma empresa de Curitiba realizou pesquisa por telefone, ouvindo moradores dos 22 municípios. Para 58,9% dos entrevistados, o comércio deve permanecer fechado como forma de reduzir os riscos de propagação do vírus. Para 33,8%, o comércio deve ser reaberto. E para 7,2%, é indiferente. Na mesma pesquisa, 85,7% disseram ser contra a volta às aulas, enquanto 10,8% defenderam que os alunos voltem a estudar e 3,4% disseram ser indiferentes.

Os prefeitos da Amepar estão permanentemente reunidos via grupo de WhatsApp, acompanhando os acontecimentos em tempo real. A proposta é agir em bloco como estratégia para combater a velocidade do avanço da doença. Londrina é o município com maior presença do vírus. Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (02), o município tem 27 casos confirmados. Arapongas tem dois casos confirmados e cinco em investigação. Para os prefeitos, é fácil constatar que o vírus está se alastrando. Também na quinta-feira, por exemplo, foi confirmado o primeiro caso em Rolândia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitos da Amepar decidem manter comércio fechado até a Páscoa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!