Mais lidas
Ver todos

    Arapongas

    Profissionais da saúde de Arapongas passam por capacitação de coronavírus

    Foto por
    Escrito por Da redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (31) uma capacitação para os profissionais que atuam na linha de frente ao enfrentamento do coronavírus (Covid-19). As instruções técnicas acontecem na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), localizada no Residencial Caravelle e contam com a aplicação de práticas fundamentais para o atendimento de forma ágil e segura aos pacientes que apresentem sintomas ou confirmação do coronavírus em Arapongas. 

    “Sabendo da gravidade e alta transmissibilidade do Covid-19, estamos realizando a capacitação em grupos de 12 profissionais da saúde, por vez, repassando o fluxograma e protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para que tenhamos um ambiente seguro de trabalho, com abordagens específicas a esses pacientes, desde a triagem até os procedimentos de tratamento que seguem medidas diferentes de outras enfermidades", explica um dos médicos responsáveis pela capacitação, Dr. Herlon Mituzi Miyazawa. A Dra. Júlia Soares também integra a ação.
    Ainda conforme o Dr. Herlon, a capacitação agrega os métodos como entrada na  Emergência, atendimento na Classificação de Risco, criação de ambiente de ventilação de sistema fechado, envio para isolamento na Unidade de Cuidados Avançados e deslocamento em segurança para leito de ar negativo, intubação  e demais ações com o objetivo de testar todas as etapas do protocolo de atendimento. Analisando caso a caso, para que também seja identificado imediatamente se o paciente apresenta qualquer outra comorbidade.
    Outra pauta discutida durante o treinamento é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que têm a função primordial nos atendimentos dessa natureza, levando maior segurança aos profissionais das equipes de saúde e também aos pacientes. “Em todo o mundo, estamos lidando com algo novo, onde toda preocupação ainda é pouca, por isso o reforço no aperfeiçoamento dos profissionais é de suma importância. Temos que levar em consideração também que há a chance da presença de pacientes assintomáticos, que são aqueles que portam a doença ou infecção, mas não exibem sintomas. Eles também disseminam a doença, o que é muito preocupante. Por isso, defendemos nesse momento, bastante difícil para a saúde pública, o isolamento social, umas das medidas mais importantes no enfrentamento ao Covid-19", acrescenta Miyazawa.

    CRONOGRAMA
    A capacitação aos profissionais da saúde será realizada ao longo da semana, na quinta e sexta-feira (02 e 03 de abril), às 18h, e no sábado de manhã (04 de abril). 
    Todos os encontros acontecem na UPA 24h. 

    O que você precisa saber e fazer. Como prevenir o contágio do coronavírus (Covid-19):

    - Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
    - Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
    - Evite aglomerações se estiver doente;
    - Mantenha os ambientes bem ventilados;
    - Não compartilhe objetos pessoais;
    - Se possível, FIQUE EM CASA.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Designer apucaranense Uelinton Campagnola executou um trabalho recentemente para o DJ Alok

    Deixe seu comentário sobre: "Profissionais da saúde de Arapongas passam por capacitação de coronavírus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.