Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ARAPONGAS

GM Ambiental de Arapongas já capturou 50 animais silvestres na cidade em 2019

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

GM Ambiental de Arapongas já capturou 50 animais silvestres na cidade em 2019
Autor Foto: Divulgação - Foto: Reprodução

A presença de animais silvestres no perímetro urbano de Arapongas já se tornou rotina para o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal da cidade. Os registros são feitos semanalmente nas mais diferentes regiões do município. Considerando o período entre janeiro e outubro de 2019, houve a captura de 50 animais, de diversas espécies.

As principais intervenções do GDA, ao longo deste período, compreenderam a captura de 08 lagartos, 08 gambás, 06 ouriços, 03 capivaras, diversos pássaros, entre outros animais, como dois furões, que foram encontrados na região central da cidade.

De acordo com o GM Anderson Alves, responsável pelo GDA, algumas ocorrências exóticas também são registradas, como o caso de uma siriema, que apareceu nos fundos de uma casa. “Chama a atenção por ser uma ave de grande porte, ela foi vista por moradores da Vila Sampaio e o animal entrou em uma casa e se escondeu dentro de uma edícula. Conseguimos imobilizar a ave que estava bastante assustada, e depois, a colocamos de volta na natureza”, lembra.

Outra situação inusitada, foi a captura de uma capivara dentro de um supermercado na área central da cidade. “O animal estava acuado, no estacionamento, e também foi capturado e levado para atendimento veterinário. Após o atendimento, ela foi solta de volta à natureza”, conta Alves.

O coordenador do GDA explica que essas atividades são rotineiras, havendo casos como no ano de 2017, onde foi capturada uma onça suçuarana, na cidade de Rolândia, e a GM Ambiental foi acionada em apoio ao Corpo de Bombeiros. Para ele, uma possível causa destas aparições de animais silvestres, ainda com quantidades crescentes, está ligada ao território privilegiado por matas e natureza. “A cidade está crescendo e os espaços verdes diminuindo, muitas residências já atingem áreas de fundo de vales e regiões próximas a locais com vegetação nativa, onde habitam os animais”, explica. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O setor Ambiental da Guarda Municipal de Arapongas está em atividade desde 2010, quando foi instituído o Grupamento de Defesa Ambiental. “O GDA busca em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente de Arapongas, dar resposta às solicitações da população, visando a segurança das pessoas e o bem estar dos animais, promovendo as atividades dentro das normas especificadas pela legislação Ambiental. A Guarda Ambiental contribui ainda no fortalecimento e na presença do município no controle de crimes ambientais como caça e desmatamento, que afetam diretamente na preservação Ambiental”, finaliza Alves.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline