Arapongas

Rede Municipal de Ensino recebe Prova Brasil

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Rede Municipal de Ensino recebe Prova Brasil
Rede Municipal de Ensino recebe Prova Brasil

No decorrer da semana, alunos dos 5º anos das Escolas Municipais de Arapongas estão realizando a Prova Brasil – com avaliações para diagnóstico disciplinar, em larga escala, desenvolvidas pelo INEP/MEC que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.

continua após publicidade

A Prova Brasil e o SAEB- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica ocorrem por meio de exame bienal de proficiência em: - Matemática (foco: Resolução de Problemas) - Língua Portuguesa (foco: Leitura) e constituem a base para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)Implantado em 2005, o exame é organizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em parceria com as redes estaduais e municipais de educação.

“Esse tipo de avaliação é desenvolvida metodologicamente para avaliar sistemas de ensino, através dela podemos acompanhar a evolução dos desempenhos das Escolas, das redes e do sistema como um todo”, explica a gerente de Ensino, Adriana Lux. Ela ainda acrescenta que ao analisar os resultados dessa avaliação é possível identificar quais conceitos os alunos já construíram, além dos que estão em desenvolvendo e,  quais ainda podem ser alcançados. Ao fazer essa análise, é possível concluir quais estratégias aplicar para atingir os conceitos ainda em desenvolvimento.

Tags relacionadas: #ARAPONGAS #Rede Municipal