Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Arapongas recebe IV Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra

.

O município de Arapongas recebe nos dias 26 e 27 de outubro, o IV Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra - VIDA LONGA COM SAÚDE E SEM RACISMO DE ARAPONGAS (PR). O evento vai reunir ações voltadas a questões sobre igualdade racial, o SUS e as comunidades de terreiros, Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN),as Prevalentes na População Negra: conhecer para prevenir, identificar para combater o racismo institucional (Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus; Doença Falciforme; Violência Obstétrica e Saúde da Mulher Negra), recreação paras as crianças, entre outros.

O Ministério da Saúde institiu, em 2009, a Política Nacional de Saúde Integral da População negra(PNSIPM), por meio da portaria GM/MS nº 992, de 13 de maio de 2009. 

Todas as atividades serão desenvolvidas na sede das entidades  Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e AIABA - Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana, situada na Rua Dançador Estrela, 424 - Jd. Alto da Boa Vista. No dia 26, a programação terá início às 7h00, seguindo até às 17h30. No dia 27 de outubro, as atividades começam às 7h00 até às 17h00.

A abertura oficial acontece no dia 26 (sábado), às 9h00, com a presença de autoridades, além de realização de palestras direcinadas aos profissionais área da saúde. Já às 16h30, acontece uma "mesa redonda", com a participação de representantes do Ministério

Público, prefeito de Arapongas Sérgio Onofre, secretário municipal de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, autoridades da Secretaria de Estado da Saúde, e a representante da sociedade civil de interesse público e entidade religiosa de matriz africana, Ìyá Joilda. Na oportunidade, será explanada o tema: " O Estado e a Sociedade Civil Organizada: Desafios e perspectivas da atanção integral à população negra, incluindo os povos tradicionais de religiões de matriz africana, população indígena e quilombolas nos diversos territórios. 

No dia 27, as atividades serão voltadas ao público alvo do evento e toda a sociedade civil. 

O IV Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra, VIDA LONGA COM SAÚDE E SEM RACISMO DE ARAPONGAS (PR) é promovido e realizado pela Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e AIABA – Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana. Conta com a promoção da Rede Mulheres Negras Paraná.  Além de contar com a parceira da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), 16ª Regional de Saúde de Apucarana/SESA, Prefeitura do Município de Arapongas, através Secretaria Municipal de Saúde.

APOIO: SUS, Sesa, Hemepar, Coordenação Estadual DST/AIDS, Honpar, AFALP, RENAFRO - Rede Nacional de de Religiões Afro-brasileiras e saúde, Cetec Cartuchos,Aratintas, Escritório Hércules e Roda Capoeira pela Paz e União. 



O município de Arapongas recebe nos dias 26 e 27 de setembro, o IV Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra - VIDA LONGA COM SAÚDE E SEM RACISMO DE ARAPONGAS( PR). O evento vai reunir ações voltadas a questões sobre igualdade racial, o SUS e as comunidades de terreiros, Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), Doenças Prevalentes na População Negra: conhecer para prevenir, identificar para combater o racismo institucional (Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus; Doença Falciforme; Violência Obstétrica e Saúde da Mulher Negra), recreação paras as crianças, entre outros.

Todas as atividades serão desenvolvidas na Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana e Rede Mulheres Negras Paraná (AIABA), situada na Rua Dançador Estrela, 424 - Jd. Alto da Boa Vista, das 07h00 às 17h00(em ambos os dias).

A abertura oficial acontece no dia 26 (sábado), às 9h00, com a presença de autoridades, e palestra com Afife Maria dos Santos Mendes Fontanini, Professora(Núcleo Regional da Educação de Apucarana/NRE).

O IV Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra – é realizado pela AIABA – Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana e Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu, promovido pelo Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu, AIABA - Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana e Rede Mulheres Negras Paraná. Além de contar com a parceira da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), 16ª Regional de Saúde de Apucarana/SESA, Prefeitura do Município de Arapongas, através Secretaria Municipal de Saúde.

APOIO: SUS, Sesa, Hemepar, Coordenação Estadual DST/AIDS, Honpar, AFALP, Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e saúde, Cetec, Aratintas, Escritório Hércules e Roda Capoeira pela Paz e União. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber