Prefeitos da 16ª Regional de Saúde e Sesa discutem propostas para setor da oncologia - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

    Arapongas

    Prefeitos da 16ª Regional de Saúde e Sesa discutem propostas para setor da oncologia

    Foto por
    Escrito por Redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    Prefeitos e representantes dos municípios que integram a 16ª Regional de Saúde (16ª RS) estiveram reunidos com uma comitiva da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), em Apucarana. Em pauta, foram tratados assuntos e propostas de referência para linha de cuidados do setor da oncologia na região. Conforme apresentado, a 16ª RS conta com dois estabelecimentos de saúde de referência em alta complexidade em oncologia, sendo o Hospital Norte Paranaense (Honpar), em Arapongas, e o Hospital da Providência, em Apucarana. Inicialmente, a intenção proposta pela Sesa seria de que apenas um dos hospitais ocupasse o posto de Gestor de Referência Oncológica, entre os municípios da 16ª RS, alegando que esse seria um possível caminho para maior qualidade, proximidade com os pacientes e melhor divisão dos atendimentos da especialidade na região.

    Contudo, o ideia foi contraposta pela maioria dos gestores municipais, entre eles, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. Ele defendeu que tanto Arapongas como Apucarana devem ser gestores na área de oncologia. “Acredito que ambos os hospitais têm atuado em alta qualidade nos atendimentos de oncologia. Manter apenas um dos municípios como gestor de referência em oncologia afetaria e diminuiria o atendimento em um deles, podendo inclusive acarretar em futuros problemas administrativos, como, por exemplo, a redução no quadro de funcionários, entre outros. Escolher apenas um hospital como gestor vai afunilar os atendimentos. Juntos, temos ainda mais força na atuação dos atendimentos especializados e linha de cuidado para tratamentos de câncer”, defendeu Sérgio Onofre. Um abaixo-assinado formalizado pela maioria dos prefeitos e representantes dos municípios que integram a 16ª RS será encaminhado à Sesa, reiterando a continuidade de ambos os serviços como gestores no atendimento de alta complexidade no setor oncológico.

    Participaram também do encontro o secretário municipal de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, prefeito de Marilândia do Sul e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisvir), Aquiles Takeda, o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, além de outras lideranças municipais e representantes do Sesa.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Covid-19: profissionais de saúde alertam para riscos da automedicação

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitos da 16ª Regional de Saúde e Sesa discutem propostas para setor da oncologia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.