Arapongas

Prefeito de Arapongas prestigia 65º Concurso Paranaense de Canto Japonês

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeito de Arapongas prestigia 65º Concurso Paranaense de Canto Japonês
Prefeito de Arapongas prestigia 65º Concurso Paranaense de Canto Japonês

Aconteceu na tarde de domingo (13), na sede da Associação Cultural e Esportiva de Arapongas (ACEAR), o 65º Paraná Kayo Taikai(Concurso Paranaense de Canto Japonês). O evento contou com a presença de 152 cantores de 11 cidades do Paraná – incluindo Arapongas – em apresentações por categorias, entre elas: Doyô( 3 a 12 anos – apresentação de música infantil, Tibiko(3 a 12 anos – apresentação de música adulta), Juvenil(13 a 16 anos), Adulto(18 a 28 anos e 29 a 39 anos) e Minyô(música folclórica do Japão – livre). Os participantes classificados no evento seletivo, seguem para o Concurso Nacional de Canto Japonês – que acontece em julho de 2020 em São Paulo.

continua após publicidade

A ocasião contou com a presença do prefeito, Sérgio Onofre, que enalteceu a importância da cultura japonesa em Arapongas. “A colônia japonesa tem predominância em Arapongas. Muito os admiro pela força que exercem na produção de ovos e abacate, além de manterem suas tradições tão fortemente, sempre com muito trabalho, amor e responsabilidade. Conhecer de perto um pouco mais dos costumes japoneses muito me encanta. Esse evento de canto na ACEAR é o mais importante da região e, antecede o concurso brasileiro. Temos muito do que nos orgulhar. Grande prestígio” assinalou.

Ao final, os 3 participantes que atingiram a pontuação máxima(1º Londrina/2º Curitiba/3º Maringá) receberam troféus – patrocinados através da Secretaria de Esporte.  Conforme a ACEAR, 30% de cada componente das categorias foram selecionados, conforme determina protocolo. Todos os participantes ganharam também os chamados “Darumas” – amuleto ou talismã da simbologia japonesa.

continua após publicidade

Acompanharam o evento o presidente da Aliança Cultural Brasil/Japão do Paraná, Eduardo Suzuki, presidente Conselheiro da Aliança Cultural Brasil/ Japão, Ricardo Origassa, diretora interina do Departamento de Canto da ACEAR e coordenadora do concurso de canto, Margarida Misse, Sr. Paulo Pennacchi, como patrocinador master do evento, presidente do Lions Clube Araponhas, Mariza Bazana e demais participantes.

ACEAR

Surgida em 1964, na gestão do então prefeito Sr. Colombino Grassano, a Associação Cultural e Esportiva de Arapongas (ACEAR), mantém suas atividades culturais e esportivas até os dias atuais. A ACEAR representa um marco na integração da comunidade nipo-brasileira com a sociedade araponguense. Na medida do possível, a ACEAR tem elevado o nome de Arapongas marcando presença nos principais eventos musicais, culturais, esportivos e solenidades da comunidade nipo-brasileira no país. Atualmente, conta com cerca de 170 associados, desenvolvendo atividades como: a dança, canto (karaoke), taiko (tambor), gateball e a escola japonesa, o foco principal. Além desses, a associação possui atividades como undokai, um festival recreativo, que ocorre uma vez por ano, na sede campestre; e também a promoção de sukyaki, comida típica, ocorre duas vezes por ano. Seu objetivo principal sempre foi de manutenção dos costumes da cultura japonesa; e para auxílio deste, a criação de áreas esportivas para integrar de maneira mais completa os associados e inclusive com outras associações de cidades vizinhas.

Tags relacionadas: #ARAPONGAS #concurso #prefeito