Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Arapongas inaugura pacote de obras no aniversário de 72 anos

.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Arapongas entrega nos dias 10, 11 e 12 de outubro um importante pacote de obras que irá beneficiar diferentes setores do município, entre eles, saúde e educação. As inaugurações marcam também as comemorações dos 72 anos de Arapongas. A começar, na manhã do dia 10 de outubro (quinta-feira) – Feriado do Aniversário de Arapongas – acontece a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Vó Dete”, do Jardim Primavera. No mesmo dia serão entregues e reinauguradas as UBS Dr. Joaquim Faria de Macedo (Vila Araponguinha) e Guadalupe (CSU) e reinaugurado o CREAS (CSU). As solenidades estarão todas concentradas na UBS “Vó Dete” – situada na Rua Vanaquia, 251, Jardim Primavera.



A família de Odete Rodrigues da Silva, a Vó Dete, que foi homenageada com o nome da unidade de saúde, esteve presente no evento


No dia 11 (sexta-feira), às 9h30, será reinaugurado o Módulo Policial Subtenente Heleno Pinto Cavalcante, na Rua Rouxinol, s/n – Zona Sul (Em frente ao Molicenter). Dia 12(sábado), também às 9h30, será inaugurado o CMEI Professora Maria Hilda Santiago Grassano – na Rua Maitaca Roxa, esquina com Caburé Canela (Jardim San Raphael). O local contou com investimento de mais de R$ 2,2 milhões, e terá capacidade para atender 250 alunos.

“Um grande momento que vai marcar não apenas os 72 anos de Arapongas, mas também, os avanços em importantes segmentos, que irão ao encontro das reais necessidades da população. Vamos entregar um importante pacote de obras, e não para por aí. Até dezembro muitas outras serão finalizadas. Compromissos concretizados. Todos têm a ganhar”, diz o prefeito, Sérgio Onofre.

Mais inaugurações

Na segunda quinzena, inicialmente em data prevista para o dia 16, será inaugurada a obra de revitalização da Rua Pavão, um investimento de mais de R$ 3,4 milhões, e a Delegacia da Mulher (localizada na Rua Beija-Flor, área central). Na mesma data, será lançado oficialmente o Residencial Araçari, conjunto habitacional com 1.200 unidades, a ser construído pela empresa Ecovita, ao lado do Conjunto Tropical. A obra será construída em três lotes, sendo o primeiro com 463 unidades. “Nesta data, teremos a presença do governador Ratinho Júnior, que também deverá assinar a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP)”, afirma Onofre. A nova unidade destinada a atender presos que ainda não foram julgados, terá 1.460 m² de área construída e deverá abrigar 136 detentos. O governador também deverá dar a ordem de serviço para a construção do um Colégio Militar na Zona Sul, além de liberar obras de pavimentação asfáltica.

Homenageados

As inaugurações iniciais marcam um momento importante para Arapongas, mas também, relembram e homenageiam grandes nomes de pessoas que ao longo da vida marcaram a história do município.

A UBS do Jardim Primavera leva o nome de Odete Rodrigues da Silva, carinhosamente conhecida por “Vó Dete”. Parte da sua história conta que ela e o marido, Geraldo, chegaram ao Jardim Primavera no início dos anos 60, sendo uma das famílias pioneiras do bairro em que viveram até o fim de suas vidas. Mulher virtuosa e de muita fé, participou ativamente da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe desde a sua fundação, sempre no movimento Apostolado da Oração.Dona Odete sempre teve um coração caridoso e procurava ajudar a todos, mesmo quando não tinha condições para tal. Exemplo ocorreu na ocasião do seu aniversário de 80 anos. Suafamília reuniu quase 800 pessoas em uma grande festa onde ela pediu que os presentes fossem dados em dinheiro, cujo saldo doou à Santa Casa de Arapongas para a reforma de um quarto. Após uma longa vida de dedicação integral à sua família, Dona Odete faleceu aos 10 de março de 2015 deixando muita saudade, mas principalmente um exemplo de fé e amor ao próximo.

O Módulo Policial da Zona Sul homenageia o Subtenente Heleno Pinto Cavalcante. Nascido em Bom Conselho, Pernambuco, ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1956, integrando a Companhia de guarda do Palácio do Iguaçu. O então Soldado Heleno galgou a graduação de terceiro sargento radiotelegrafista, passando a exercer com brilhantismo a função na Capital do Estado. Com destaque, foi selecionado para prestar seus serviços no interior do Estado com a missão de aprimorar a comunicação da Corporaçãoem todo o Paraná. Em sua vida profissional, exerceu afunção de Comandante de Destacamento, foi nomeado Delegado de Polícia nas cidades de Centenário do Sul e Alvorada do Sul. Com a promoção a 2º Sgt, assumiu o comando do então 4º Pelotão de Polícia Militar de Arapongas, onde trabalhou por cinco anos e foi testemunha da evolução do 4º Pel. para 3ªCompanhia do 15º BPM, a atual 7ªCompanhia Independente de Polícia Militar. Foi transferido para a reserva remunerada no ano de 1990 e faleceu dia 09 de dezembro de 2013 devido a complicações cirúrgicas. Foi escolhido como nome da primeira turma de formação de soldados da 7ªCIPM, a turma Subtenente Heleno Pinto Cavalcante. Residiu por mais de trinta anos em Arapongas, sendo um dos moradores pioneiros do Conjunto Flamingos, o primeiro bairro da Zona Norte de Arapongas.

A terceira homenageada é Professora Maria Hilda Santiago Grassano – nome dado ao novo CMEI do Conjunto San Raphael. Nasceu em Santo Anastácio, SP, em 13 de maio de 1926. Filha de Antônio Gomes Santiago e Alice de Jesus Batista, fez seus estudos em Botucatu, SP, no Colégio Santa Marcelina. Após a conclusão do Curso de Magistério, veio para Londrina, onde seus pais já tinham fixado residência.  Sua primeira nomeação como Professora Normalista foi para o Grupo Escolar Hugo Simas, em Londrina. Em 1951, após seu casamento com José Colombino Grassano, requere transferência para Arapongas, sendo nomeada para o Grupo Escolar Marquês de Caravelas.  De seu casamento, nasceram quatro filhos: Suely, Sílvia, José Ricardo e Sônia. Durante os mandatos de Prefeito de seu marido, participou ativamente como Presidente da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância do Município, com ações que muito ajudaram as famílias mais carentes.  Também promoveu movimentos sociais em prol de idosos carentes, com um grupo de senhoras católicas da Cidade e a assistência do Reverendíssimo Pe. Paulo Speiser. Encerrou sua carreira como Inspetora Estadual de Ensino, junto ao Colégio Sion, em Curitiba. Com excelente capacidade de Comunicação e grande carisma, acompanhou as atividades políticas de seu marido, sem, contudo descuidar de sua família, seu bem maior e de sua Comunidade como Católica fervorosa. Deixou um legado de Humildade, Generosidade e Caridade, do qual sua família tem muito orgulho e saudosas lembranças. Faleceu em 31/12/2005, em Arapongas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber