Arapongas

Eleição do Conselho Tutelar de Arapongas bate recorde de participação popular

Da Redação ·
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Realizada no último domingo (06), nas dependências do Colégio Estadual Marquês de Caravelas, a Eleição do Conselho Tutelar de Arapongas foi considerada a maior já realizada no município, com a presença ativa de 3.668 eleitores. De acordo com os organizadores, mesmo com grande público, a votação aconteceu de maneira tranquila e transparente. Ao todo, 19 candidatos concorriam às cinco vagas de conselheiros tutelares (titulares), já os demais candidatos vão ocupar os cargos de suplentes, por ordem de votação.

continua após publicidade

 Logo no final do dia, o público pode acompanhar quem foram os cinco candidatos eleitos, ou melhor, as eleitas. Os cinco cargos principais  dentro do órgão foram ocupados por mulheres, sendo elas: Eliane Girassol (437 votos); Helô Hollandini (408 votos); Fernanda Moreira de Freitas (324 votos); Martha Marchiori (306 votos) e Cristiane (281 votos). O anúncio foi feito através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Segundo a presidente do CMDCA, Ismailda Ferreira de Lima da Silva, Arapongas teve uma eleição expressiva,  dentro da ordem . A utilização de urnas eleitorais eletrônicas foi uma experiência nova para a Comissão Eleitoral e para os eleitores, em termos de Eleição do Conselho Tutelar. Todo o trabalho foi conduzido de forma transparente, com acompanhamento e fiscalização do Ministério Público e grande apoio da Justiça Eleitoral da Comarca. Servidores de diversas secretarias do município atuaram como mesários, contribuindo para que o pleito fosse realizado. O CMDCA agradece a todos que contribuíram com o processo eleitoral, e, principalmente, à Comissão Eleitoral, que conduziu o processo com afinco e de forma ilibada”, disse.

continua após publicidade

O prefeito Sérgio Onofre, que também acompanhou parte do dia, a eleição do Conselho Tutelar marca uma nova jornada dentro de um importante órgão público municipal. “ A Eleição do Conselho Tutelar é de grande importância para Arapongas, uma vez que são escolhidos os cinco conselheiros que irão defender e resguardar os direitos de nossas crianças e adolescentes por quatro anos. O município apoiou o processo, conduzido pelo CMDCA com maestria, não havendo qualquer interpelação quanto aos procedimentos realizados pela Comissão Eleitoral. Apesar do voto ser facultativo, a população fez a sua parte e compareceu, ajudando a escolher os eleitos”, afirmou.

O CMDCA parabeniza todos os candidatos e agradece a todos aqueles que contribuíram com o processo eleitoral, e aos eleitores que compareceram para votar, demonstrando sua consciência cidadã e democrática.

As eleitas tomarão posse em janeiro de 2020.