Arapongas

Campus do IFPR em Arapongas deve iniciar construção no ano que vem

Da Redação ·
Foto: Sergio Rodrigo
Foto: Sergio Rodrigo

O prefeito de Arapongas Sergio Onofre (PSC) assinou nesta segunda-feira (30), um acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), cedendo formalmente o uso de um prédio do município como sede do IFPR até a construção da sede própria, com previsão de início para o ano que vem. A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença da deputada federal Luisa Canziani (PTB), do pai da deputada, ex-deputado Alex Canziani, do reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanatta, entre outras autoridades.

continua após publicidade


O prédio, localizado na Rua Surucuá-Açu, Vila Araponguinha, fica ao lado da Escola do Trabalho de Arapongas e já está sendo adequado para uso do Instituto desde o ano passado. Para o prefeito Sergio Onofre, o termo assinado é mais uma etapa para a implantação definitiva do campus na cidade. “A instalação do IFPR em nossa cidade é uma grande conquista e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que o Instituto se desenvolva e cresça aqui”, garantiu o prefeito.

Campus do IFPR em Arapongas deve iniciar construção no ano que vem fonte: Reprodução



A deputada federal Luisa Canziani disse estar comprometida com a viabilização da construção do campus na cidade. “Realizamos uma articulação junto ao Ministério da Educação e garantimos pelo menos R$ 1milhão para o início das obras do campus em Arapongas. Estamos agora na expectativa da liberação do dinheiro pelo Governo Federal, mas ainda não sabemos a data em que deve acontecer porque a prioridade neste momento é de terminar obras já iniciadas”, revelou a deputada.

Reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanatta, agradeceu ao espaço cedido pela prefeitura e afirmou que o início das obras de construção do primeiro bloco do campus deve ocorrer no ano que vem. “Este espaço que recebemos está totalmente reformado e atende a todas as atividades pedagógicas do Instituto, nós também já recebemos a doação do terreno para construção do nosso campus na cidade, que deve iniciar construção em 2020”, afirmou o reitor.
 
O terreno doado pela prefeitura fica na Zona Leste da cidade, próximo ao Expoara, e tem 170 mil m². De acordo com Zanatta, engenheiros do departamento de infraestrutura do IFPR estarão hoje em Arapongas realizando a vistoria do terreno, para definir as adequações necessárias no local e iniciar o planejamento da construção. “A partir desta vistoria, será realizado nosso plano diretor, que definirá todo o planejamento e distribuição do campus na cidade, nossa expectativa é de que até 2023 nossa sede esteja apta a receber as atividades pedagógicas”, disse.

 

Tags relacionadas: #ARAPONGAS #Câmpus #IFPR