Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Comitiva de Maringá visita Arapongas para conhecer projeto de robótica

.

Uma comitiva formada por profissionais da Secretaria de Educação da Prefeitura de Maringá visitou Arapongas nesta quarta-feira, 12, para conhecer o projeto de Robótica nas Escolas Municipais - implementado no início de março de 2018 pela Secretaria Municipal de Educação, atendendo cerca de 6 mil alunos do 1° ao 5° ano.

O objetivo da visita foi conhecer na prática a Robótica - que em 2019 passou a ter status de disciplina, e não apenas aplicada junto com as aulas de ciências – para que tais atividades possam ser implantadas nas Escolas Municipais de Maringá.

“Viemos conhecer o projeto e suas práticas já realizadas em Arapongas, pois desta forma podemos implantar com segurança o mesmo em Maringá. Ficamos impressionados com o desempenho dos alunos e a forma como conduziram o projeto, já que o mesmo está rendendo bons frutos”,enfatizou Sueli Spanhol, gerente da Educação Integral de Maringá.

Para o secretário de Educação de Arapongas, Professor Peta, a Robótica tem se tornado um modelo eficaz na aprendizagem, com métodos inclusivos de educação. “Ampliamos as aulas de robótica também aos nossos alunos de classes especiais, contribuindo para o melhor desenvolvimento desses estudantes. Nossos alunos de salas regulares também têm obtido resultados positivos, como por exemplo, aliando a robótica com educação de trânsito, entre outros. Estamos nos tornando modelo em educação, o que conclui que estamos no caminho certo”, comemora.

A reunião foi acompanhada pelo vereador Márcio Nickenig.
 

O que é o Projeto de Robótica em Arapongas

A Robótica Educacional foi implantada no currículo da Rede Municipal de Ensino em maio de 2018 e além de se encaixar nas inovações tecnológicas exigidas na educação moderna, também vem cumprindo sua finalidade de melhorar os índices de desenvolvimento dos alunos.

Por este motivo, segundo o setor responsável da Secretaria Municipal de Educação, para este ano letivo, a matéria que antes era aplicada junto com as aulas de Ciências, passa a ter status de disciplina, com professores específicos e aulas duas vezes por semana.

Neste sentido, os alunos terão avaliações trimestrais com boletins de 1º e 2º ano adotando critério de conceitos de aprendizagem e de 3º ao 5º ano, notas práticas e escritas.

Capacitação

Atualmente cerca de 40 professores atuam no projeto de Robótica, passando por capacitações periódicas com conteúdo prático e teórico, sendo a última delas ocorrida durante a Semana Pedagógica.

Kits

O conteúdo programático é constituído por kits para professores, compostos de roteiro exploratório, com conteúdo curricular e sugestões de montagens e trabalhos manuais. 

Os kits para alunos contêm o registro do cientista com material para anotação das atividades e guia de montagem, com apresentação das etapas para composição de mecanismos robóticos.

Para este ano a intenção da Secretaria de Educação é implementar ainda mais o projeto de Robótica nas Escolas, uma vez que a prática está alinhada às profissões do futuro e proporciona aos alunos conceitos importantes de trabalho em equipe, imaginação e criatividade.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber