Arapongas

Alunos apresentam projeto “Robotran” no Detran de Arapongas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Alunos apresentam projeto “Robotran” no Detran de Arapongas
Alunos apresentam projeto “Robotran” no Detran de Arapongas

Alunos do 5º A da Escola Municipal Profª Nereide Souza Camargo apresentaram nesta quarta-feira (11), na sede da 17ª Ciretran-  Detran de Arapongas, o projeto “Robotran - Amigo do Trânsito Escolar ” -  que alia educação de trânsito com práticas da disciplina de robótica. Desenvolvido desde maio, os estudantes utilizaram as técnicas absorvidas na disciplina, através da criação de um mascote, veículos, entre outros, a fim de criarem mecanismos que abordem o tema:  segurança no trânsito. Durante o evento, o grupo apresentou também um pequeno teatro, com a representação de uma “minicidade”, com veículos confeccionados dentro do projeto, retratando como o trânsito pode ser mais seguro e sustentável.

continua após publicidade

A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 18 de setembro.

Conforme a professora de robótica, Gizelli Valente, as ações de educação de trânsito desenvolvidas ao longo o projeto já são colocadas em prática, surtindo efeitos positivos. “Notamos que os nossos alunos repassaram gradativamente aos pais e responsáveis lições valiosas para um trânsito seguro. Mudança na conduta dos adultos que já notamos nas imediações na Escola, quando os mesmos vêm buscar os alunos. É bacana que o nosso projeto tenha um alcance geral. Esperamos difundir ainda mais essa idéia” assegura. Ela acrescenta ainda que, inicialmente na disciplina de robótica os alunos executam a programação já vinda no material didático. Com o aperfeiçoamento da matéria os estudantes avançaram de etapa, construindo a própria programação para os robôs.

continua após publicidade

Para a aluna Kauanne Vitória Teles Cordeiro, as atividades do projeto de robótica uniram os alunos, professores e familiares em um misto de conscientização e respeito à vida.” Foi muito legal durante esse tempo fazer parte desse projeto, o que deixou as aulas de robótica ainda mais animadas e educativas. Aprendemos durante as atividades a respeitar os sinais de trânsito, usar o cinto de segurança, que os pedestres devem atravessar na faixa, entre outras lições importantes”, disse.

Acompanharam o evento o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, secretário de Administração, Valdecir Scarcelli, diretor de Trânsito, Major Gussi, chefe da 17ª Ciretran Arapongas, Laércio Scarpeta, vereador Márcio Nicknig, vereadora Cleide Bisca, representantes de Secretaria de Educação, alunos das Escolas Municipais Albor Pimpão, Diomar Pegorer e CMEI Paulo Speiser I.

Tags relacionadas: #ARAPONGAS #projeto #Robótica