Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Economia de energia e pavimento a base de concreto são temas na Amepar

.

Investir na economia de energia elétrica, tendo numa primeira etapa a instalação de lâmpadas de led, a troca de aparelhos de ar condicionado e, onde for preciso, da fiação em 180 escolas. Esta foi uma das notícias apresentadas pelo superintendente executivo da Paranacidade, Álvaro José Cabrini Júnior, durante a reunião dos prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), nesta sexta-feira (30), em Londrina. Segundo Cabrini, com essas medidas, se uma escola consome, por exemplo, 5 mil quilowatts, a tendência é que o consumo caia pelo menos pela metade. “Vencida essa etapa, vamos estimular a instalação de placas fotovoltaicas, pois aí haverá necessidade de espaço bem menor para esse procedimento”, assinalou Cabrini.

Além de possíveis parcerias para economizar energia elétrica nos próprios públicos, Cabrini também trouxe vários outros assuntos, entre eles a possibilidade de substituição do CBUQ (concreto betuminoso usinado quente), hoje utilizado pela maioria das prefeituras em obras de pavimentação, pelo concreto, 25% mais barato. Ele lembrou que no México, Peru, EUA e Europa, todas as vias são pavimentadas com concreto. “Na Argentina, visitamos estradas com esse produto que já têm 80 anos”, informou. Segundo Cabrini, além de a obra com concreto ser mais barata, ocorre o mesmo com a manutenção, o que torna o produto ainda mais vantajoso no longo prazo. O prefeito de Cambé, José do Carmo, ofereceu uma rua da cidade para o desenvolvimento de execução de obra experimental. A ideia é que outros prefeitos da região acompanhem a obra passo a passo, comparando as vantagens na execução e nos custos.

Os prefeitos também solicitaram uma reunião entre Cabrini e a equipe do Paranacidade com os engenheiros que atendem as prefeituras. O objetivo é uniformizar os projetos e evitar retrabalho, uma vez que hoje muitos projetos chegam à entidade em desacordo com as planilhas por ela adotadas. “Foi uma reunião bastante produtiva e que mostra a importância da Amepar como local para se debater as questões administrativas e trocar experiências”, afirmou o prefeito de Arapongas e presidente da Amepar. Sérgio Onofre. Para a próxima reunião, ele pretende convocar representantes do DER e da Sanepar.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber