MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Economia de energia e pavimento a base de concreto são temas na Amepar

Investir na economia de energia elétrica, tendo numa primeira etapa a instalação de lâmpadas de led, a troca de aparelhos de ar condicionado e, onde for preciso, da fiação em 180 escolas. Esta foi uma das notícias apresentadas pelo superintendente executi

Da Redação

·
Economia de energia e pavimento a base de concreto são temas na Amepar
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2019, 18:18:00 Editado em 30.08.2019, 18:21:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Investir na economia de energia elétrica, tendo numa primeira etapa a instalação de lâmpadas de led, a troca de aparelhos de ar condicionado e, onde for preciso, da fiação em 180 escolas. Esta foi uma das notícias apresentadas pelo superintendente executivo da Paranacidade, Álvaro José Cabrini Júnior, durante a reunião dos prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), nesta sexta-feira (30), em Londrina. Segundo Cabrini, com essas medidas, se uma escola consome, por exemplo, 5 mil quilowatts, a tendência é que o consumo caia pelo menos pela metade. “Vencida essa etapa, vamos estimular a instalação de placas fotovoltaicas, pois aí haverá necessidade de espaço bem menor para esse procedimento”, assinalou Cabrini.

continua após publicidade

Além de possíveis parcerias para economizar energia elétrica nos próprios públicos, Cabrini também trouxe vários outros assuntos, entre eles a possibilidade de substituição do CBUQ (concreto betuminoso usinado quente), hoje utilizado pela maioria das prefeituras em obras de pavimentação, pelo concreto, 25% mais barato. Ele lembrou que no México, Peru, EUA e Europa, todas as vias são pavimentadas com concreto. “Na Argentina, visitamos estradas com esse produto que já têm 80 anos”, informou. Segundo Cabrini, além de a obra com concreto ser mais barata, ocorre o mesmo com a manutenção, o que torna o produto ainda mais vantajoso no longo prazo. O prefeito de Cambé, José do Carmo, ofereceu uma rua da cidade para o desenvolvimento de execução de obra experimental. A ideia é que outros prefeitos da região acompanhem a obra passo a passo, comparando as vantagens na execução e nos custos.

Os prefeitos também solicitaram uma reunião entre Cabrini e a equipe do Paranacidade com os engenheiros que atendem as prefeituras. O objetivo é uniformizar os projetos e evitar retrabalho, uma vez que hoje muitos projetos chegam à entidade em desacordo com as planilhas por ela adotadas. “Foi uma reunião bastante produtiva e que mostra a importância da Amepar como local para se debater as questões administrativas e trocar experiências”, afirmou o prefeito de Arapongas e presidente da Amepar. Sérgio Onofre. Para a próxima reunião, ele pretende convocar representantes do DER e da Sanepar.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Economia de energia e pavimento a base de concreto são temas na Amepar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!