Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Prefeitura restaura pórtico de acesso à Colônia Esperança

.

Atendendo a um pedido feito por representantes de famílias pioneiras na Colônia Esperança, a Prefeitura de Arapongas recuperou o pórtico de acesso à região. “O pórtico tem um valor simbólico e histórico para todos que vivem ou viveram naquela região, sempre interessados em preservar a memória das famílias pioneiras”, afirma Jair Milani, lembrando que a comunidade recebe inúmeros visitantes, inclusive através da Festa do Ovo e do Abacate.

A colônia foi fundada em 1935 pelas primeiras famílias japonesas católicas que trocaram as terras inférteis da cidade de Promissão, no interior de São Paulo, pelos lotes que a Companhia de Terras do Norte do Paraná estava abrindo aqui na região.

 Era usual a Companhia negociar algumas terras com comunidades específicas, de forma que pessoas da mesma etnia, religião ou país pudessem desenvolver suas propriedades.

 No caso do lote onde se formou a Colônia Esperança, a Companhia destinou mil alqueires para que a colônia nipo-católica que não conseguia prosperar em Promissão, onde a terra era mais pobre, viesse para Arapongas. Inicialmente, chegaram 50 famílias, estabelecendo-se numa área de 600 alqueires. 

Em terras mais férteis, elas não só ajudaram a plantar e a cultivar o progresso do município, como também cultivaram sua religião e a tradição japonesa.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber