Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Curso de teatro de Arapongas ganha destaque nos festivais

.

Embora muitas pessoas ainda não saibam, o teatro faz parte da vida de um grupo cada vez maior de araponguenses. Basta lembrar que atualmente dez turmas, totalizando 270 alunos, na faixa entre 8 e 85 anos, frequentam o Curso Livre de Teatro oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos. Há inclusive uma turma nas sextas-feiras, só de mulheres, que mistura teatro com terapia. 

“Temos alcançado resultados muito bons, seja avaliando pelo lado pessoal, seja pelos resultados em grupo. Recentemente, o Grupo Paiol, que surgiu da escola, apresentou-se no Festival de Curitiba com a peça O Cravo e a Rosa, com elogios de público e crítica. Foi a primeira vez que um grupo de Arapongas participou desse evento, que reúne importantes nomes do Brasil e de outros países”, afirma Pedro Ziroldo, coordenador artístico e pedagógico.

Ele frisa que o Curso Livre tem duração de dois anos, sendo que as aulas ocorrem uma vez por semana. Para se inscrever, a idade mínima é de oito anos. As inscrições são abertas em fevereiro. Passado esse período, é preciso entrar na lista de espera para o caso de alguma desistência ou aguardar o próximo ano. 

“No curso, trabalhamos com expressão corporal, expressão sonora, interpretação, jogos teatrais, improvisação, literatura dramática e história do teatro”, acrescenta.No final do semestre, cada turma monta uma cena ou texto e apresenta para a comunidade. “Chamamos essas apresentações de exames abertos. Neste ano, eles estarão dentro da Mostra Atuar que, por sua vez, estará na I Festival de Artes Cênicas de Arapongas, o Fetac, que será de 25 de junho a 7 de julho, no Cine Mauá”, destaca o professor.

Segundo ele, é perceptível como o teatro ajuda a mudar o perfil dos alunos, que passam a ser mais comunicativos e desinibidos. “Muita gente vem para o curso livre porque quer se desenvolver pessoalmente”, acrescenta Ziroldo. Entre os alunos, há professores, advogados e profissionais de saúde, além de representantes de vários outros segmentos interessados em melhorar a postura corporal, a dicção, o tom de voz, os gestos e todos os demais elementos envolvidos na boa comunicação e na linguagem teatral.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber