Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Assentamento cria nova agroindústria

.

O Assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas, comemorou 20 anos de existência nesta semana. Exemplo bem-sucedido de organização comunitária criada pelo Movimento dos Sem-Terra (MST), o assentamento marcou a celebração de duas décadas lançando uma nova agroindústria, voltada para o beneficiamento de frutas, verduras e legumes. Esta é a segunda agroindústria criada no local.

De acordo com Silvino Aurélio de Oliveira, coordenador do cultivo de hortifrúti que é realizado no assentamento, os investimentos para a criação desta nova agroindústria são da ordem de R$ 300 mil, partindo dos próprios assentados. “Com este dinheiro, fomos capazes de construir o prédio para abrigar a agroindústria e também fazer a instalação dos equipamentos para beneficiar os produtos que cultivamos”, destaca.

Já a aquisição dos equipamentos, que são responsáveis por automatizar serviços como descascamento, separação, seleção e embalo a vácuo, foi feita através de verbas do Governo Estadual. “Tivemos o apoio do Programa Mais Renda no Campo, da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), que existe para incentivar a agricultura familiar. Estamos muito felizes, pois esta nova agroindústria irá beneficiar muitas famílias aqui do assentamento, agregando valor aos produtos e gerando mais renda”, afirma Silvino.

Apesar de já estar instalada, a agroindústria de hortifrúti ainda não está funcionando plenamente. “Por enquanto, estamos fazendo apenas testes, para consumo interno. Isto acontece porque os trâmites burocráticos de licenças sanitárias ainda não foram finalizados. Acreditamos que, no início de maio, iremos começar a produzir para fora”, afirma Silvino. A produção mensal do assentamento fica em torno de 40 toneladas.

(Leia a matéria completa nas edições digital e impressa da Tribuna do Norte)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber