Arapongas participa de evento sobre resíduos com técnicos da Alemanha - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Arapongas

Arapongas participa de evento sobre resíduos com técnicos da Alemanha

Foto por
Escrito por redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Por solicitação do prefeito Sérgio Onofre, o secretário municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Luiz Carlos Vissoci, e o diretor Renan Rodrigues Manoel participaram em Curitiba de evento técnico sobre a gestão integrada de resíduos sólidos. Promovido pela Sanepar, o evento foi organizado com palestras a cargo de consultores alemães e brasileiros do Projeto de Cooperação Técnica para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil (ProteGEEr), profissionais da Sanepar e outros especialistas.

Na programação, temas como política estadual de resíduos sólidos urbanos, mudanças climáticas, produtos recicláveis, orgânicos, combustíveis derivados de resíduos, rotas tecnológicas, financiamento, tarifas e regulação do setor. O evento também tratou sobre as atividades que a Sanepar já realiza na área de resíduos sólidos em sete municípios e da implantação de um sistema de tratamento térmico com geração de energia, com participação de cidades na região de Londrina e da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), que tem Sérgio Onofre como presidente.

O treinamento também marcou o início de parceria na área de resíduos entre a Alemanha e o Brasil, com participação da agência de cooperação alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e a Sanepar. “O evento foi da maior importância, sobretudo no que diz respeito à questão dos resíduos sólidos. Foi revelado, por exemplo, que segundo a ONU um terço de todos os resíduos urbanos gerados na América Latina e no Caribe acaba em lixões ou no meio ambiente, contaminando o solo, a água e o ar da região e afetando negativamente a saúde de seus habitantes”, afirma Vissoci.

Segundo ele, o evento se enquadrou na preocupação que vem sendo apresentada pelo prefeito Sérgio Onofre e a administração como um todo de se implantar em Arapongas um sistema tecnológico moderno, que possa dar um destino final e sustentável na rota logística dos resíduos sólidos do município.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Arapongas participa de evento sobre resíduos com técnicos da Alemanha"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.