Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Prefeitura vai revitalizar prédio da antiga estação ferroviária

.

A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Eventos, planeja revitalizar a antiga estação ferroviária da cidade, levando a própria secretaria para o espaço. O prédio chegou a ser utilizado como museu do município, mas foi fechado há cerca de cinco anos. Um incêndio de grandes proporções destruiu parte do local, que hoje serve de abrigo para andarilhos e usuários de drogas.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano, Jair Milani, o projeto de revitalização está sendo elaborado e englobaria também o espaço da Feira da Lua. “Nossa intenção é revitalizar toda aquela área e levar a Secretaria de Cultura para aquele prédio. O local ficou muitos anos lamentavelmente abandonado. Queremos dar um destino nobre ao espaço”, diz.

A Estação Ferroviária de Arapongas, que fica na rua Rouxinol, na entrada sul da cidade, foi inaugurada em janeiro de 1941. O prédio funcionou como estação de passageiros até meados da década de 60, sendo transformado no Museu de Arte e História de Arapongas em 1977, como parte das comemorações do 30º aniversário da cidade.

Em 2014, o museu deixou o prédio da antiga estação ferroviária. No ano seguinte, um grande incêndio consumiu cerca de 40% da estrutura. A administração municipal chegou a reformar o espaço que foi danificado pelo fogo, mas não foi dada nova destinação ao prédio.

“A Estação Ferroviária de Arapongas é um lugar histórico e que precisa ser preservado. Se deixar abandonado, ele acaba se deteriorando. Mas, para darmos um destino ao prédio, primeiro temos que fazer uma grande restauração”, diz Jair Milani.

O local é utilizado hoje por andarilhos e usuários de drogas. O prédio sofreu ainda com a ação de vândalos e encontra-se pichado, com janelas quebradas e grades enferrujadas. Há sinais de que o espaço tem sido utilizado como moradia provisória.O aposentado Mário Stocco, que transita pela ciclovia próxima à estação, espera que a revitalização do espaço seja feita em breve. 

“É preciso que algo seja feito. Não podemos deixar a estação abandonada como está. É uma situação muito ruim”, afirma.A promotora de vendas Rosalina Henrique, que trabalha nas proximidades, também pede melhorias. “Um espaço como este poderia ser utilizado como escola de artes para as crianças. Assim, elas aprenderiam algo no contraturno da escola e não ficariam nas ruas. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber