Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Controle de Endemias reforça ações de combate ao aedes aegypti

.

Calor e chuva são períodos favoráveis para a proliferação do mosquito causador da dengue, zica e chikungunya, o Aedes aegypti. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do controle de endemias tem reforçado as ações de combate, entre elas, bloqueios em locais com maior incidência e vistorias periódicas na área urbana e zona rural.

De acordo com o setor o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti(LIRAa), de julho de 2018 a janeiro de 2019 apontou índice de 2.4, considerado risco médio, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde. Dentro deste mesmo período, Arapongas apresentou 77 notificações, sendo que três casos de dengue foram confirmados, 9 aguardam resultado de exame e 65 casos foram descartados.

“Devemos estar sempre atentos, em qualquer período do ano, e é isso que toda a nossa equipe tem feito em Arapongas, com a realização de bloqueios, avaliações de localidades, monitoramentos, visitas quinzenais em pontos estratégicos, como cemitério, ferro velho, borracharia. Contudo, temos que trabalhar em conjunto com toda a população, para baixarmos cada vez mais esses dados”, explicou o coordenador de endemias, Valdecir Pardini.

Atualmente Arapongas tem 72 agentes de combate a endemias, que contam com um supervisor para cada 10 profissionais.

Conforme os números registrados entre 2014 e início de 2019, o município apresentou uma queda significativa de 99% quanto aos casos confirmados da doença. Entre os anos 2014/2015, 318 casos de dengue foram confirmados, em 2015/2016 foram 84 casos, em 2016/2017 quatro pessoas tiveram diagnóstico positivo para três em 2018/2019.

Demais ações de combate

O setor de endemias realiza também ações educativas através de palestras de conscientização nas escolas, comércio, empresas, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), igrejas, entre outros.

Na próxima quinta-feira (10) uma atividade será desenvolvida na MRV Engenharia, para 80 funcionários.

A vistoria de imóveis em locação também tem sido realizada dentro das ações de combate ao aedes aegytpi.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber