Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Arapongas vai participar de Audiência Pública de Metrópole Paraná Norte

.

Acontece em Apucarana a  primeira Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte, que será realizada no próximo dia 04 de dezembro, a partir das 18h30, no Auditório do SENAC. O evento é aberto ao público e servirá para apresentação do Plano de Trabalho que visa fomentar o desenvolvimento integrado da região formada pelos 15 municípios que compõem as regiões metropolitanas de Londrina, Apucarana e Maringá.

O Plano de Trabalho a ser apresentado na audiência foi consolidado com as contribuições dos municípios, recebidas durante as Oficinas de Engajamento realizadas nos 15 municípios envolvidos no Plano entre julho e agosto deste ano. Na audiência, a comunidade em geral poderá ter acesso às informações principais sobre o estudo, seus objetivos e metas, sendo também mais uma oportunidade de enviar contribuições para o Plano.

Andamento dos trabalhos: 

A realização da Audiência Pública marca a conclusão da Fase 1 do Plano – Plano de Trabalho. Da Fase 2 – Contextualização, foi entregue o Relatório de Contextualização Preliminar, em 4 volumes referentes às áreas: Sócio territorial, Infraestrutura, Ambiental, Econômica e Institucional. O trabalho sintetiza as informações mais relevantes sobre a região, em múltiplas dimensões de análise. A próxima etapa da Fase 2 é a realização das Oficinas de Contextualização, as quais devem ocorrer nas cidades de Londrina, Apucarana e Maringá. Da Fase 3 – Cenários e Visão de Futuro, foram realizadas reuniões com a equipe de consultores para a definição dos cenários preliminares, baseando-se nas informações coletadas na fase de contextualização.

Necessidade de integração:

Para Cláudio Marchand Krüger, Coordenador Executivo do Plano da Metrópole Paraná Norte, a principal demanda, principalmente dos municípios menores, é ter maior integração com as cidades-polo, vendo no Plano uma oportunidade para aumentar a competitividade econômica e consequentemente a melhoria da qualidade de vida. “Municípios maiores teriam, aparentemente, uma situação mais confortável, inclusive com alguns planos de desenvolvimento já em andamento. Por outro lado, as oficinas mostraram a desigualdade que ocorre entre as cidades-polo e os municípios vizinhos, havendo um grau de isolamento que poderia ser gradualmente superado com uma maior integração social e econômica”, afirmou. Um dos objetivos principais da próxima etapa do Plano, denominada Etapa de Contextualização, é mapear as potencialidades (forças, vocações), deficiências (fraquezas, limitações), oportunidades e ameaças ao desenvolvimento da região. Essas informações estão em fase de coleta e análise pela equipe técnica do Plano. “A integração das potencialidades e oportunidades e também a união de forças para fazer frente às deficiências e ameaças são os objetivos principais do Plano e devem ser analisados com mais detalhamento na Fase 3 – Cenários e Visão de Futuro”, completou Krüger.

Corredor de desenvolvimento:

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte é um projeto do Governo do Estado do Paraná com apoio do Banco Mundial que vai criar um grande corredor de desenvolvimento unificado e sustentável unindo as cidades de Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina, Ibiporã, Jataizinho, Apucarana, Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira e Mandaguaçu. Ao todo, os 15 municípios concentram, em uma área de 6.225 km², 1,5 milhão de habitantes e um PIB de R$ 35 bilhões.

Serviço: Primeira Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Metrópole Paraná Norte Local: Auditório do SENAC. R. Gastão Vidigal, 185 - Centro, Apucarana. Data: 04 de dezembro de 2018 Horário: 18h30.

FONTE: URBTEC.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber