Arapongas

CTA realiza ações preventivas em alusão ao Dia Mundial contra a AIDS

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia CTA realiza ações preventivas em alusão ao Dia Mundial contra a AIDS
CTA realiza ações preventivas em alusão ao Dia Mundial contra a AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o  Centro de testagem e aconselhamento de Arapongas(CTA) realizam no sábado(01) uma campanha preventiva contra a  AIDS, através de testes rápidos gratuitos, das 09 às 15 horas, no Setor de Epidemiologia situado na Rua Marabu nº 656, Centro.

continua após publicidade

O reforço das ações é em alusão ao Dia Mundial de luta contra a AIDS, comemorado no dia 01 de dezembro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS) no ano passado 36,9 milhões de pessoas foram diagnosticas com HIV no mundo.

continua após publicidade

Em Arapongas a proporção do número de notificações de pacientes com HIV vem sendo realizada com grande frequência, e 266 pacientes foram notificados no período de 2009 a novembro de 2018.

“É sempre importante ressaltar que realizamos ações de conscientização, acompanhamentos de pacientes já diagnosticados com a doença, distribuição de preservativos, além de outras medidas importantes no combate e prevenção da ADIS”, explica a gerente Vigilância Epidemiológica, Fernanda Golas Trombini.

Você sabia?
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes.

continua após publicidade

Considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma pandemia mundial. Uma pandemia conceitua-se pela OMS como uma doença infecciosa que atinge proporções enormes, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes.

Para evitar a transmissão da Aids, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão.

Tags relacionadas: #AIDS #ARAPONGAS