Arapongas

Semana de Engenharia discute medidas sustentáveis, inovações e plano diretor 

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Semana de Engenharia discute medidas sustentáveis, inovações e plano diretor 
Semana de Engenharia discute medidas sustentáveis, inovações e plano diretor 

A 7° Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Arapongas vai discutir medidas sustentáveis, inovações na construção civil e o Plano Diretor da Cidade dos Pássaros entre esta terça-feira (20) e quinta-feira (22) em evento promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e a  Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas (Asenarag). As palestras vão ocorrer no Auditório do Centro Empresarial Win Tower, na rua Uirapuru, 550, sempre com início às 19h.

continua após publicidade

“O evento é voltado para valorização e aprimoramento profissional, buscando uma programação diversificada em todas as áreas da engenharia e que possa ter uma interface direta com a realidade atual de Arapongas e Região”, afirmou o arquiteto Wagner Soares Berta, presidente da Asenarag.

Na terça-feira, o presidente do Crea-PR, o Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, participa da abertura. “Estes eventos realizados via termos de fomento e Editais de Chamamento do Crea-PR têm o objetivo de proporcionar a reciclagem e o engrandecimento das profissões ligados ao Sistema Confea/Crea, por meio de discussões e debates como este, relacionados aos mais diferentes temas da atualidade”, destaca o presidente do Crea-PR.
Nesta primeira noite, a Engenheira Nayra Bueno, da Politécnica Jundiaí (SP) será um dos palestrantes com o tema Energia Solar Fotovoltaica na Construção Civil.  

continua após publicidade

Segundo ela, o panorama atual, as projeções para os próximos anos e a franca expansão deste setor serão alguns dos temas abordados durante a palestra. “As pessoas, visando a sustentabilidade e a eficiência energética, estão buscando soluções alternativas para geração de energia em suas residências, indústrias e comércios. O Paraná está se mostrando um estado que está à frente dos demais no Brasil, havendo incentivo da própria concessionária de energia elétrica, para que os usuários, produzam, utilizem e futuramente, até comercializem sua energia elétrica”, avaliou.

ARAPONGAS EM DISCUSSÃO

As inovações tecnológicas em fundações profundas e projetos de grandes estruturas serão os temas das duas palestras programadas para quarta-feira.  Depois disso, a Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia termina na quinta-feira com uma noite reservada para discutir assuntos de relevância para a cidade de Arapongas. O gerenciamento de resíduos sólidos do município será o tema da palestra do Engenheiro Agrônomo Luiz Gonzaga Pereira, atual secretário de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente de Arapongas. 

continua após publicidade

Além da questão ambiental, Pereira também destaca que a destinação dos resíduos na área urbana é também uma questão de saúde pública. “A palestra abordará destinação correta dos Resíduos Sólidos Urbanos no município. Com ênfase no novo modelo de gestão, em fase de finalização do Termo de Referência para Licitação, de uso de todos RSU gerados para obtenção de energia. Além disso, vamos tratar do Plano Municipal de Gestão dos Resíduos da Construção Civil, já concluído”, adiantou.

A revisão do Plano Diretor da cidade encerra a programação na palestra sob responsabilidade do Arquiteto e Urbanista José Luiz Faraco e do Engenheiro Civil José Antônio Bahls. O Engenheiro teve a experiência de participar das revisões dos Planos Diretores de Londrina, Cambé e de outros municípios paranaenses.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais e empresas das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização profissional, primando sempre pela qualidade na prestação dos serviços prestados.