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Falta d’água atinge 40% das ligações em Arapongas

Cerca de 19 mil estabelecimentos, entre casas, lojas e indústrias, ficaram com o abastecimento de água comprometido por dois dias seguidos em Arapongas. O número equivale a 40% das 47 mil ligações da cidade. O problema foi causado por uma falha na rede el

Da Redação

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Falta d’água atinge 40% das ligações em Arapongas
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Escrito por Da Redação
Publicado em 15.11.2018, 16:54:00 Editado em 15.11.2018, 16:56:37
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Cerca de 19 mil estabelecimentos, entre casas, lojas e indústrias, ficaram com o abastecimento de água comprometido por dois dias seguidos em Arapongas. O número equivale a 40% das 47 mil ligações da cidade. O problema foi causado por uma falha na rede elétrica, afetando a captação e distribuição de água. Outras duas situações semelhantes foram registradas no período de pouco mais de um mês. Moradores de alguns bairros da cidade reclamam que desabastecimento têm sido frequente.Segundo informações da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), o fornecimento de energia registrou a primeira interrupção anteontem, demorando mais de sete horas até ser totalmente restabelecido. A falha aconteceu 11h42, com a energia sendo retomada às 19h08.

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Na quarta-feira o problema se repetiu, com interrupção às 10h59 e retomada total quase três horas depois, às 13h47.Nestes períodos, a captação de água no Ribeirão dos Apertados e estações elevatórias da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), utilizadas para bombear água a áreas mais altas, foram afetadas. Com isso, a Sanepar deixou de atender 40% da cidade, em sua maioria moradores das regiões leste (Jardim San Raphael, Conjunto Flamingos e adjacências) e sul (Conjunto Palmares, Conjunto Piacenza e região). De acordo com o gerente regional da Sanepar em Arapongas, Rogério Pazoto, mesmo com a situação já normalizada, os reflexos poderão ser sentidos até o próximo domingo (18).“Todos os dias, o consumo aumenta no final da tarde e, nestes períodos, a produção acaba não suprindo a demanda. Por isso, em alguns locais, a água pode faltar, mesmo com a retomada do serviço. Este problema acaba se arrastando por até três dias. Porém, com o feriado e com o final de semana na sequência, muita gente fica em casa, gerando um aumento ainda maior no consumo, agravando o problema”, diz ele.Em nota, a Copel afirma que os desligamentos foram causados “pelo contato de galhos de árvores com a rede elétrica na zona rural e afetaram, por períodos variados, aproximadamente 2 mil domicílios, entre eles a captação de água da Sanepar”. 

A nota diz ainda que “equipes estiveram no local fazendo a limpeza da rede e a troca de um isolador. Nos próximos dias, a Copel irá instalar um religador automático microprocessado na rede elétrica da região, equipamento que irá permitir maior agilidade na detecção de intercorrências como as ocorridas esta semana e, consequentemente menor tempo de duração das eventuais interrupções”.Pazoto explica que os problemas foram motivo de reunião entre as duas estatais. “Estamos em contato direto, inclusive através da criação de um novo canal de comunicação entre as empresas, de modo a incrementar a troca de informações e aumentar a agilidade na resolução de problemas. Sabemos do compromisso que temos junto ao cidadão e estamos trabalhando para melhorar cada dia mais os serviços”.

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