Arapongas

Diretran alerta sobre furto de placas de trânsito em Arapongas

Da Redação ·
Diretran alerta sobre furto de placas de trânsito em Arapongas
Diretran alerta sobre furto de placas de trânsito em Arapongas

A Diretoria de Trânsito (DIRETRAN), órgão responsável pela manutenção e administração do trânsito em Arapongas, projetos e diversas melhorias operacionais nas ruas e sinalizações, alerta a população sobre furtos e depredações de placas de sinalização registradas recentemente.

continua após publicidade

Em Arapongas, o furto mensal tem acontecido em cerca de 30% do total das placas de sinalização. Números que são significativos quando as placas precisam ser repostas com recurso público, considerando a quantidade total de placas furtadas e depredadas, este percentual torna-se preocupante.

Com isso, a Diretran informa que a pena para esse crime é reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos e multa de 1 (um) a 5 (cinco) salários-mínimos do maior vigente no País, conforme o inciso III do artigo 163 do Código Penal, que dispõe sobre essa prática “contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; (Redação dada pela Lei nº 5.346, de 3.11.1967).

continua após publicidade

“O problema não causa preocupação somente pelo dinheiro gasto com a reposição das placas furtadas e depredadas. Mas principalmente, porque essa prática pode causar acidentes, pois as placas têm a finalidade de contribuir para a segurança e o bom fluxo do trânsito. Com a ausência de sinalização, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos ficam sem saber como proceder, podendo envolver-se em acidentes”, afirma a superintendente da Guarda Municipal de Arapongas, Michele Oliveira.

O ato criminoso tem deixado as autoridades do município em alerta. Com isso a Guarda Municipal e Polícia Militar estão atentas para enquadrar os infratores.

Reposição das Placas e denúncias

continua após publicidade

A DIRETRAN está intensificando as ações de manutenção e ampliação da sinalização, tanto vertical, quanto horizontal. É importante lembrar que a segurança de uma rua ou avenida está diretamente ligada à qualidade da sinalização oferecida aos motoristas que a utilizam diariamente.

O Diretor de Trânsito, Carlos Schelen, aproveita para alertar também os construtores sobre a retirada de placas de sinalização. “Isso só pode ocorrer com autorização previa da Diretran ou os responsáveis, caso não ocorra poderão ser responsabilizados criminalmente. Vale salientar que nas proximidades dos Colégios está havendo um número altíssimo de depredação da sinalização o que afeta a segurança dos próprios alunos”, afirma.

A Diretan também alerta os moradores e motoristas araponguenses para que denunciem qualquer ato de furto ou vandalismo às placas de sinalização das ruas. Os usuários podem ligar para 153, 0800-645-9060 ou 190 em caso de denúncias e ainda acessarem o site https://www.integraseg.com.br.