Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Arapongas

Prefeitura mobiliza servidores para campanha de doação de sangue

.

Prefeitura mobiliza servidores para campanha de doação de sangue
Prefeitura mobiliza servidores para campanha de doação de sangue

A fim de reunir voluntários, a Prefeitura de Arapongas tem mobilizado os servidores municipais para que possam participar da Campanha de Doação de Sangue 2018, que será realizada na próxima quarta-feira (11), no Hemonúcleo de Apucarana.

O horário de ida ao Hemonucleo de Apucarana está previsto para 12h45. O ponto de encontro será ao lado do Terminal Urbano de Arapongas, sito à Rua Andorinhas – esquina com a Rua Marabú, centro.

Os interessados devem confirmar presença até o dia 9 de outubro (terça-feira), através do telefone: 3172-0222, falar com a assistente social, Lúcia Helena.

“Vamos disponibilizar uma van aos nossos funcionários que irão contribuir com este gesto nobre, que salva vidas todos os dias. Uma iniciativa que pode começar em casa, ou no trabalho. O que vale é a boa intenção”, reforça o prefeito, Sérgio Onofre.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:

Para ser doador é preciso:

Estar em boas condições de saúde
Ter entre 16 e 67 anos (menor de idade deve estar acompanhado do responsável legal)
Pesar no mínimo 50 quilos
Estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação)
Apresentar documento oficial com foto ( Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação)
O procedimento seguinte é a Triagem Clínica, onde será avaliado se o doador preenche os requisitos para a doação de sangue. A próxima etapa é a Triagem Hematológica, um rápido exame, com apenas uma gota de sangue, que verifica se o candidato à doação não tem anemia.

Recomendamos não levar crianças menores de 12 anos a instituições de coleta de bolsas de sangue.

Prazo

Apesar de todo o procedimento ser realizado em aproximadamente 40 minutos, talvez você tenha que passar mais tempo na unidade, dependendo do número de candidatos a doação.

Após a coleta, o material será testado para classificar seu tipo sanguíneo nos Sistemas ABO e RH e identificar possíveis doenças infectocontagiosas transmissíveis pela transfusão. O sangue coletado é separado em diferentes componentes, que são armazenados para transfusão após resultado negativo dos testes sorológicos para hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças associadas ao HTLV I/II e doença de Chagas.

Nesse caso, após 30 dias você poderá solicitar sua Carteira de Doador com os resultados dos exames, por telefone ou presencialmente. Em caso de alguma intercorrência, será convocado para refazer os exames, por meio de correspondência enviada pelos Correios.

Homens podem doar sangue a cada 60 dias; limite de 4 doações a cada 12 meses; mulheres podem doar a cada 90 dias; limite de 3 doações a cada 12 meses.

Por questão de segurança, o preenchimento do cadastro e do questionário, e a realização de triagem clínica e laboratorial devem ser repetidos a cada doação.

Você terá direito ao Certificado de Doador fidelizado (válido para desconto em eventos culturais) após realizar 3 doações em 12 meses.

(FONTE: GOVERNO DIGITAL DO PR - https://www.governodigital.pr.gov.br/servicos/Saude/Doacoes/Doacao-de-Sangue-vGr5gN0Y)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber