A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a 16ª Regional de Saúde realizou nos dias 27,28 e 29 de agosto um curso voltado ao tema: “Saúde Sexual e Reprodução com foco na inserção do Dispositivo Intra Uterino (DIU)”, no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam).
A ação levou informações referentes ao método contraceptivo DIU, que tem durabilidade de 10 anos, possibilitando que as pacientes deixem de tomar pílulas diariamente.
“Esclarecemos dúvidas à cerca deste contraceptivo, capacitando assim ainda mais os profissionais que atuam no Cisam. Vale ressaltar que a inserção do DIU pode ser realizada por médicos e enfermeiros devidamente qualificados”, explica a enfermeira chefe da atenção primária de saúde, Edileusa de Fátima Rosina.
No decorrer na parte prática do curso, uma dupla composta por médico e enfermeira, auxiliados pelo ginecologista, Dr. Gustavo de Carvalho, puderam realizar o procedimento em 15 pacientes aptas para a introdução do contraceptivo, passando anteriormente por testes de gravidez negativo (Beta HCG) e exames preventivos.
“É de extrema importância que estejamos capacitados para levar atendimentos precisos e de qualidade para as nossas mulheres”, afirma a gerente do Cisam, Juliana Parazzi.
Ao todo, 17 municípios que integram a 16ª Regional de Saúde participaram do curso, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e representantes das secretarias municipais de saúde.
Deixe seu comentário sobre: "Cisam recebe curso sobre saúde sexual e reprodução"