MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Patrulha Maria da Penha realiza 184 atendimentos no primeiro semestre de 2018

A Guarda Municipal de Arapongas, através da Patrulha Maria da Penha, divulgou dados recentes dos atendimentos prestados de janeiro a junho de 2018.Conforme o setor, neste primeiro semestre o programa voltado às mulheres em situação de violência doméstica

Da Redação

·
Patrulha Maria da Penha realiza 184 atendimentos no primeiro semestre de 2018
Icone Camera Foto por Reprodução
Patrulha Maria da Penha realiza 184 atendimentos no primeiro semestre de 2018
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.07.2018, 22:45:00 Editado em 17.07.2018, 15:25:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Guarda Municipal de Arapongas, através da Patrulha Maria da Penha, divulgou dados recentes dos atendimentos prestados de janeiro a junho de 2018.

continua após publicidade

Conforme o setor, neste primeiro semestre o programa voltado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar atendeu ao todo 184 ocorrências, sendo realizadas 13 prisões em flagrante e 36 sem flagrante, todas por descumprimento de medidas protetivas, 69 novas visitas, 33 visitas de retorno e 10 encaminhamentos (CREAS, setores da saúde, Fórum e delegacia).

Também foram registradas 15 emissões de certidões negativas de endereço e 17 declarações de desistência de medidas protetivas.

continua após publicidade

De acordo com a coordenadora do programa, GM Denice de Amorim, houve um aumento de quase 50% nos registros das medidas protetivas, se comparado com o  mesmo período do ano passado.

“Isso acontece pelo fato de que cada vez mais mulheres se sentem encorajadas a denunciar seus agressores, devido aos acompanhamentos e fiscalizações prestados pela Patrulha Maria da Penha.”, explica.

Além disso, outro fator importante dentro do serviço executado, é a recente inserção do artigo 24-a na lei Maria da Penha, inserido pela lei nº 13.641/2018 em que tipifica o descumprimento de medida protetiva como crime, prevê prisão de três meses a dois anos,  sendo que apenas a autoridade judicial poderá conceder fiança.

continua após publicidade

“Desta maneira, além do agressor responder pelo crime de violência contra a vítima, responderá também pelo Crime de descumprimento da Medida de Proteção. Todos os mecanismos de políticas públicas para combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres são viáveis,  e em Arapongas é uma das prioridades é a proteção e bem estar não apenas das mulheres, mas também da família como um todo.”, reforça a GM Denice.

A Patrulha Maria da Penha foi implantada através de Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Município de Arapongas e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, visando conjugar esforços para garantir a efetividade da lei 11.340 (Lei Maria da Penha), dentro do território do município de Arapongas. 

O serviço pode ser acionado através dos telefones 153 ou 3902-1010.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Patrulha Maria da Penha realiza 184 atendimentos no primeiro semestre de 2018"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!