MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Damas de Caridade homenageia fundadora dando seu nome à entidade

A Associação das Damas de Caridade de Arapongas vai realizar neste sábado (07) uma cerimônia de homenagem a já falecida Maria Edna Grassano, fundadora da entidade - que agora levará seu nome. A cerimônia acontece às 08h30, na sede da instituição na Rua Av

Da Redação

·
Damas de Caridade homenageia fundadora dando seu nome à entidade
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.07.2018, 11:28:00 Editado em 05.07.2018, 11:30:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Associação das Damas de Caridade de Arapongas vai realizar neste sábado (07) uma cerimônia de homenagem a já falecida Maria Edna Grassano, fundadora da entidade - que agora levará seu nome. A cerimônia acontece às 08h30, na sede da instituição na Rua Ave-Lira, 186, na Vila Nova. 

continua após publicidade
Damas de Caridade homenageia fundadora dando seu nome à entidade
Foto por Reprodução

Maria Edna Grassano nasceu na cidade de Monte Santo de Minas aos 07 de julho de 1921, filha de Antônio Grassano e Ismênia Antonioli Grassano. Iniciou seus estudos na cidade de Arari hoje denominada Itamogi. Estudou na Escola normal Américo de Paiva. Concluiu seu curso de magistério em 18 de dezembro de 1937, onde iniciou sua carreira como professora na Escola rural no Município de Arari. No dia 11 de fevereiro de 1942 foi para Londrina para desempenhar as funções de professora no gripo Escolar Hugo Simas em Londrina pelo decreto nº 115 de 02 de fevereiro de 1942.

Durante a segunda guerra mundial por necessidade de excesso de alunos foi transferida para a Escola alemã transformada em casa de ensino, mais tarde denominada Grupo escolar Osvaldo Aranha. Verificando a necessidade instituir a pré escola ainda inexistente, fundou com a professora Aparecida Gaveti o Instituto Nossa Senhora do Carmo, que funcionou de 1946 a 1949. Terreno este adquirido por ela e a professora Aparecida Gaveti da Companhia de Terras e melhoramentos Norte do Paraná, tendo sempre em sua companhia sua irmã e também professora a Sra. Dirce Grassano.

Em 1950 transferiu-se para Arapongas em razão da nomeação de seu pai Sr. Antônio Grassano como tabelião de Notas. Ainda como professora em Londrina devido a sua capacidade era sempre escolhida para aplicar os exames finais em escolas rurais, indo até ao Castelo Eldorado, na Colônia Esperança, enfrentando estradas difíceis e com muitas dificuldades.

Maria Edna Grassano, além de educadora foi por muito tempo diretora do Grupo Estadual Marques de Caravelas e Colégio Estadual Emilio de Menezes. Foi vereadora atuante por várias legislaturas, sem remuneração, contribuindo com a Cidade de Arapongas e por sua atuação dinâmica recebeu o título de Cidadã Honorária de Arapongas, título este recebido da Câmara Municipal de Arapongas. Desde que aqui chegou a sua dedicação foi inteiramente voltada para o engrandecimento da nossa cidade, abrangendo principalmente a cultura dos jovens.

HISTÓRIA - A história da Associação das damas tem origem na França numa cidade chamada Chatillon-les Dombes por volta do ano 1.617 quando um grupo de mulheres, da corte, responderam ao apelo do então pároco Vicente de Paula para auxilia-lo na tarefa de atender aos necessitados.

Nesta tarefa também participou a religiosa Luiza de Marilac. Assim se criou uma associação composta por senhoras da corte a qual eram chamadas de damas, dando origem ao nome de Associação das Damas de Caridade. Hoje esta entidade está espalhada pelo mundo todo, embora independente no seu trabalho. 

continua após publicidade

EM ARAPONGAS - A Associação das Damas de Caridade de Arapongas, chegou quando D. Geraldo Fernandes, Bispo da Diocese de Londrina, conhecedor da obra fundada pelo então S. Vicente de Paula e Santa Luiza de Marilac, leva esta obra a algumas cidades da região.

Em agosto de 1957, o Bispo fez o convite a Sra. Maria Edna Grassano que se interessou e convocou algumas Senhoras para esta causa. No dia 19 de Outubro de 1957, sob a presidência de D. Geraldo Fernandes, a primeira reunião foi realizada na sede do Clube Comercial, já definindo que a nova Associação trabalharia em prol de menores abandonados. Neste dia foi constituída e Eleita à primeira Diretoria.

No dia 22 de abril de 1981 a Sra. Maria Edna Grassano mobilizou as participantes e mais senhoras empenhada para uma reunião onde foi decido a criação de um Centro Feminino de Treinamento Familiar para trabalhar com meninas de 7 a 14 anos. Muitas promoções foram feitas com o objetivo da construção da sede própria.

Em 16/04/1985 foi elaborado um projeto solicitando recursos da BISCHOFLICHE AKTIO ADVENIAT – Bernestrasse – Alemanha Ocidental cujo intercessor foi o Padre Francisco Prost e endossado pelo Bispo D. Domingos, Bispo de Apucarana. Em 1986 com o que se tinha angariado e com recursos advindos da Alemanha conseguiu-se construir a sede própria destinada a atender meninas de 7 a 14 anos em situação de risco social. Em 1987 a entidade passou a funcionar atendendo inicialmente 20 meninas.

Em 1999 teve início a ampliação de suas instalações para que se pudessem atender mais meninas. Em 2004, por indicação do então senador Álvaro Dias, foi destinada uma verba federal destinada à ampliação da sede, sendo construída e administrada pelo poder público Municipal.

Tudo isso aconteceu tendo como orientadora a Sra. Maria Edna Grassano, que durante todos estes anos esteve à frente de todos os trabalhos da entidade.

 

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Damas de Caridade homenageia fundadora dando seu nome à entidade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!