Câmara de Arapongas muda horário da sessão para as 16h
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Câmara de Vereadores de Arapongas aprovou nesta semana projeto de resolução que muda o horário das sessões ordinárias das 20 horas para as 16 horas nas segundas-feiras. O projeto, que altera o Regimento Interno do Legislativo, teve voto favorável de oito vereadores, com o registro de cinco contrários e uma abstinência. O presidente do Legislativo, vereador Osvaldo Alves dos Santos (PSC), o Osvaldinho, não votou, apesar de também ser contrário à proposta.
Votaram a favor da mudança os autores do projeto de resolução Adauto Fornazieri (PSC), Agnelson Galassi (PHS), Angélica Ferreira (PSC), a Angélica Enfermeira, Antônio Carlos Chavioli (PHS), popular Toninho da Saúde, Aroldo César Pagan (PHS), Cleide Bisca (PSDB), Miguel Messias (SD) e Reivaldo dos Santos (PTB), menos Fernando Henrique de Oliveira (PSDB), que acabou se abstendo de votar. Votaram contra a proposta Paulo César Araújo (MDB), o Pastor do Mercado, Márcio Nickenig (PSB), Rubens Franzin Manoel (PP), o Rubão, Ademir Galo Esplendor (PDT), o Tico do Bar e Levi Aparecido Xavier (PHS), o Levi do Handebol.
Na justificativa do projeto, os vereadores alegaram que as sessões ordinárias da noite têm registrado um baixo número de participação popular. Outra justificativa para a mudança do horário é que a realização de sessões à tarde vai proporcionar uma economia para o Legislativo e, consequentemente, para os cofres públicos. Durante a tramitação do projeto foram apresentadas uma emenda modificativa e uma subemenda. A primeira, de autoria do vereador Márcio Nickenig, propunha que as sessões ordinárias fossem realizadas às 18h30 e, a segunda, assinada pelo vereador Fernando Henrique Oliveira, autorizava as sessões às 18 horas. Ambas as propostas foram rejeitadas. O vereador Fernando Oliveira se absteve de votar nas três votações, apesar de ser autor de uma das emendas.
Queriam a permanência das sessões às segundas-feiras, às 20 horas, os vereadores Osvaldo Alves dos Santos, Rubens Franzin Manoel, Pastor do Mercado, Márcio Nickenig, Ademir Galo Esplendor, o Tico do Bar, e Levi Xavier. No entender desses vereadores, o povo trabalha durante o dia e o único horário que tem condições de assistir a uma sessão da Câmara é à noite. Há muitos anos vem sendo praticado este horário sem nenhum prejuízo a quem quer que seja. Então que ficasse do jeito que está, segundo eles.
“As sessões tinham que continuar no horário da noite, como sempre foi, para que o povo possa participar”, diz o presidente da Casa, Osvaldinho. “Infelizmente eu fui voto vencido, apesar de não ter precisado votar num caso de desempate”, reclama.
A partir desta segunda-feira, a Câmara de Arapongas entra no recesso parlamentar de trinta dias, conforme estabelece dispositivo constitucional. Durante o período não serão realizadas sessões ordinárias. A próxima está prevista para o dia 6 de agosto, já no novo horário das 16 horas. Neste tempo poderão ser convocadas pelo presidente da Casa sessões extraordinárias para votação de projetos encaminhados pelo Poder Executivo em regime de urgência.
Últimas em Arapongas
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline