MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Alunos criam lápis a partir do bagaço da cana em Arapongas

Um lápis sustentável feito a partir do bagaço da cana-de-açúcar. O projeto que tem ganhado visibilidade em feiras pelo Brasil foi criado por alunos do ensino médio do Colégio Sesi, de Rolândia. O  projeto ‘Canápis’ foi um dos destaques do V Expo Nacional

Da Redação

·
Alunos criam lápis a partir do bagaço da cana em Arapongas
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.06.2018, 09:22:00 Editado em 11.06.2018, 10:30:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um lápis sustentável feito a partir do bagaço da cana-de-açúcar. O projeto que tem ganhado visibilidade em feiras pelo Brasil foi criado por alunos do ensino médio do Colégio Sesi, de Rolândia. O  projeto ‘Canápis’ foi um dos destaques do V Expo Nacional Milset 2018, uma feira internacional de ciências, realizada semana passada em Fortaleza. 

continua após publicidade

Além disso, os alunos responsáveis pelo projeto Maria Eduarda Neves, 18 anos; Francisco Miguel da Silva, 18; e Allan Messiano, 16, irão participar da feira Mostratec em outubro no Rio Grande do Sul. Com o auxílio do professor de Química, Welington Souza, e orientados pelo professor de Biologia, Diogo da Silva, os alunos tiveram a ideia a partir de uma conversa informal com um dos professores do colégio, que desafiou a criatividade dos alunos. 

“Ele jogou o lápis de madeira na mesa e sugeriu que fizéssemos um lápis sustentável”, recorda Maria Eduarda. A partir daí começaram as pesquisas. A estudante e seus colegas destacam que pensaram em substituir a madeira pelo bagaço de cana por conta da facilidade de oferta, uma vez que o Brasil é o maior produtor de cana de açúcar no mundo. 

continua após publicidade

A ideia dos estudantes era dar um destino melhor para o bagaço da cana, usualmente utilizado como combustível.“Por outro lado, no Brasil são produzidos dois bilhões de lápis de madeira por ano. Para isso são utilizados 10 hectares de árvores, ou seja, o equivalente a 10 campos de futebol”, destaca a aluna Maria Eduarda.

Com suporte de professores do Sesi, a colaboração de um engenheiro de produção e outras parcerias, os estudantes começaram a produção dos lápis feito com o bagaço da cana. 

(Leia a matéria completa na edição deste domingo, do jornal Tribuna do Norte)

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Alunos criam lápis a partir do bagaço da cana em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!