MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Advogado araponguense é alvo de operação da PF

Em cumprimento à determinação do ministro Edson Fachin, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) cumpriram ontem oito mandados de prisões preventivas, 15 de prisões temporárias e 64 de busca e apreensão. Atuações da PF ocorreram no Dist

Da Redação

·
Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.05.2018, 12:14:00 Editado em 04.06.2018, 09:00:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em cumprimento à determinação do ministro Edson Fachin, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) cumpriram ontem oito mandados de prisões preventivas, 15 de prisões temporárias e 64 de busca e apreensão. Atuações da PF ocorreram no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. Cerca de 320 policiais federais atuaram na operação.Os alvos da Operação Registro Espúrio, como foi denominada, são investigados por fraudes no sistema de registro sindical do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

continua após publicidade

Entre os presos temporários está o advogado João Alberto Graça, ex-superintendente regional do Ministério do Trabalho no Paraná. João Graça, que tem suas raízes em Arapongas e é filiado ao PDT, também foi assessor dos ex-ministros do Trabalho, Carlos Lupi e Manoel Dias, nos governos dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Sua prisão foi noticiada por diversos blogs e sites do Estado e do País. A reportagem procurou seu escritório de advocacia em Curitiba, porém este não quis se manifestar.

Três deputados federais são alvos da ação: Paulinho da Força (SD-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Wilson Filho (PTB-PB). A sede da Força Sindical, em São Paulo, também foi alvo da ação da PF. O ex-deputado federal e presidente nacional do PTB Roberto Jefferson, pivô do escândalo do Mensalão do PT, também foi alvo de busca e apreensão.As investigações preliminares indicam que o grupo montou um esquema que funcionava em secretarias do Ministério do Trabalho e Emprego responsáveis pela análise de pedidos.

continua após publicidade

Na petição em que solicita as medidas cautelares, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, explicou ao ministro que, no decorrer do inquérito, a Polícia Federal identificou a existência de um esquema criminoso estruturado em cinco núcleos de atuação: administrativo, político, sindical, captador e financeiro. Também são mencionados, como exemplo, das fraudes, pagamentos que envolviam valores que chegaram a R$ 4 milhões pela liberação de um único registro sindical. 

As informações sao do jornalista Fábio Campana e do portal da PF

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Advogado araponguense é alvo de operação da PF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!