MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Arapongas recolhe 10 mil lâmpadas fluorescentes

A Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) concluiu nesta semana o recolhimento de 10.151 unidades de lâmpadas fluorescentes de prédios públicos em Arapongas. O material poluente foi encaminhado para uma empresa de

Da Redação

·
Arapongas recolhe 10 mil lâmpadas fluorescentes
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2018, 10:13:00 Editado em 12.05.2018, 10:17:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) concluiu nesta semana o recolhimento de 10.151 unidades de lâmpadas fluorescentes de prédios públicos em Arapongas. O material poluente foi encaminhado para uma empresa de Londrina, que fará a destinação correta desses resíduos. 

continua após publicidade

As lâmpadas fluorescentes representam um risco à saúde e ao meio ambiente por conta dos gases de metais encontrados em seu interior, como o mercúrio, chumbo e cádmio, que são altamente tóxicos. Esse material, se descartado no lixo comum, faz aumentar o risco de contaminação do solo, da água, das pessoas e dos animais. 

Segundo o diretor de Meio Ambiente de Arapongas, Jacídio da Silva, uma empresa especializada na destinação desses resíduos foi contratada pela prefeitura em processo licitatório. Ele lembra que esse material deveria ser recolhido pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), que representa os fabricantes, conforme a Lei da Logística Reversa (12.305/10). No entanto, a entidade não cumpre a lei. 

continua após publicidade

“Por isso, a Prefeitura decidiu utilizar recursos próprios para providenciar a destinação correta das lâmpadas fluorescentes armazenadas em prédios públicos, cumprindo o seu dever”, assinala. Segundo ele, o município pretende garantir o cumprimento da lei por parte dos fabricantes. 

“Vamos trabalhar nesse sentido, mas não descartamos a possibilidade de realizar novas ações de recolhimento como essa. Desta vez, em hospitais e entidades. Também pensamos em recolher o material da comunidade em geral”, assinala. 

Na etapa concluída nesta semana, as lâmpadas foram recolhidas de escolas municipais e estaduais, creches, postos de saúde, ginásios, entre outros prédios públicos do município. “Essas lâmpadas estavam armazenadas, muitas vezes, de forma irregular. Por isso, realizamos esse trabalho para evitar os riscos de poluição e contaminação", explica Silva.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas recolhe 10 mil lâmpadas fluorescentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!