Mais lidas
Arapongas

Arapongas prorroga prazo para pagamento com desconto do IPTU

.

Cerca de 60 mil carnês do IPTU estão  sendo distribuídos em Arapongas | Foto: Divulgação
Cerca de 60 mil carnês do IPTU estão sendo distribuídos em Arapongas | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Arapongas prorrogou o prazo para pagamento à vista, com 10% de desconto, do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018 para o dia 10 de março. O vencimento está previsto para este sábado, dia 10 de fevereiro. 

Segundo o diretor de Tributação do município, Orlando Bieleski, o motivo da mudança da data de cobrança foi o atraso da entrega dos carnês da gráfica vencedora da licitação. Segundo ele, os boletos começaram a ser entregues pelos Correios apenas ontem. “Não daria tempo de entregar 60 mil carnês em apenas três dias”, justifica.

Sobre a prorrogação do pagamento dos boletos, o diretor alerta aos contribuintes que os carnês chegarão às residências ainda com a data de 10 de fevereiro impressa para o pagamento à vista com 10% de desconto, mas o imposto poderá ser quitado no mês seguinte com o mês benefício. A Prefeitura vai manter o parcelamento em dez vezes com a primeira prestação em 10 de março. Com o atraso dos carnês, o desconto de 7% que iria vigorar nesta data como outra opção aos contribuintes perdeu a eficácia. 

A expectativa de recebimento do IPTU em parcela única, ainda de acordo com Bieleski, é de R$ 15 milhões dos R$29 milhões que devem ser arrecadados no total com o imposto pela Prefeitura de Arapongas. Neste ano, o IPTU foi reajustado em 2,7%. O índice representa a correção da inflação do ano passado.A Secretaria de Finanças reforça ainda que os contribuintes que não receberem o carnê até a data de vencimento devem procurar o Departamento de Tributação da Prefeitura e retirar asegunda via sem custo. A Prefeitura  também vai disponibilizar a partir da próxima semana a emissão das guias pela internet, no endereço: http://www.arapongas.pr.gov.br/servicos-cidadao. 

Outros municípios
Em Apucarana, o vencimento do IPTU está previsto para 10 de abril. A Prefeitura deve divulgar em breve o desconto para pagamento à vista e o calendário de parcelamento. O reajuste ficou em 2,5%, abaixo da inflação, com a extinção do Funrebom. 

Em Ivaiporã, o cronograma também começa em10 de abril, com pagamento à vista com 10% de desconto ou a primeira de seis parcelas. Em 20 de abril, o contribuinte ainda poderá quitar em cota única, mas com 5% de abatimento. O tributo teve correção da inflação de 2,7%.




×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber