Facebook Img Logo
Mais lidas
Arapongas

Número de multas cai 54% em Arapongas

.

As multas de trânsito caíram mais de 54% em Arapongas no ano de 2017, em comparação com o ano anterior. A redução ocorreu, em parte, por conta de uma nova política pública implementada pelo prefeito Sérgio Onofre (PSC), com maior foco na educação dos condutores e pedestres. Os números da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) mostram ainda que, no ano passado, a maior parte das infrações cometidas na cidade foram de categoria grave.

De acordo com levantamento, divulgado nesta semana pelo próprio prefeito e complementado pelo estudo da Sestran, foram lavradas 8.154 multas em 2016. No ano seguinte, este número caiu para 3.707, resultando em queda de 54,5%. Onofre divulgou dados desde 2014 e, dentro deste período, o ano de 2015 foi o que registrou maior número de notificações: 14.146. De 2015 a 2017, a queda foi de 77,1%.Em média, Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM) aplicaram 10 multas por dia no ano passado. Em 2016, foram 22. No ano de 2015, a média diária ficou em 39 multas. A nova política de trânsito implantada pelo prefeito, a partir do ano passado, contribuiu para a vertiginosa queda nos números.

“Tivemos esta grande queda nos números devido ao fato de que não estamos focados em multar os motoristas. Temos a convicção de que multas não melhoram o trânsito. É com educação e orientação que faremos um trânsito melhor em Arapongas”, disse Sérgio Onofre quando divulgou os números, durante apresentação do balanço da criminalidade de Arapongas, na última segunda-feira (15).O prefeito aponta que está satisfeito com o resultado, mas afirma que ainda pode ser feito mais. “Precisamos investir ainda mais em educação no trânsito. Vamos dar mais recursos para o setor de trânsito da Guarda Municipal e trabalhar o tema nas escolas. Em breve, vamos licitar mais viaturas para a nossa GM, o que irá auxiliar também neste trabalho”.

INFRAÇÕES
No trânsito araponguense, predominam as infrações de natureza grave, de acordo com classificação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Das mais de 3,7 mil multas lavradas em 2017, 1.854 foram desta natureza, o que corresponde a 50% do total. Em seguida vem as de natureza gravíssima, com 1.090 multas, ou 29,4%. Foram 742 infrações médias, o que corresponde a 20%. As infrações leves respondem por apenas 0,6%, sendo registradas 21 notificações durante o ano.

A infração mais cometida pelos araponguenses em 2017 foi dirigir enquanto utiliza o telefone celular, com 590 notificações. A conversão proibida à esquerda fez com que 409 multas fossem aplicadas, se tornando a segunda maior causa. Em terceiro aparece o estacionamento em desacordo com a legislação nas vagas de curta duração, com 398 multas.





O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Arapongas

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber