Arapongas

População e prefeito Sérgio Onofre aprovam projeto ''Horta Comunitária''

Da Redação ·
A população e o prefeito Sergio Onofre aprovam o projeto ''Horta Comunitária''
A população e o prefeito Sergio Onofre aprovam o projeto ''Horta Comunitária''

O projeto ''Horta Comunitária' vem ganham do destaque em Arapongas e conta com a aprovação da comunidade e do prefeito Sérgio Onofre. Segundo o projeto, a SEASPMA (Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente) será considerada o órgão gerenciador do programa.

continua após publicidade

O  programa Horta Comunitária foi idealizado pelo advogado Oduwaldo Calixto. "O projeto foi vetado pelo ex-prefeito de Arapongas por questões puramente políticas, porém reeditado e aprovado pelo atual prefeito Sergio Onofre'' afirmou Calixto.

O projeto prevê a implantação das Hortas Comunitárias em áreas públicas municipais e em área de utilidade pública não utilizada. O fornecimento de adubo, água e também assistência técnica será de responsabilidade da Prefeitura Municipal, através da SEASPMA, no caso da Horta Comunitária estar vinculada com a Associação de Moradores o pagamento da conta de água será também de responsabilidade da Prefeitura. As áreas serão cuidadas por moradores que se cadastrarão na SEASPMA.

continua após publicidade

Segundo Oduwaldo, uma questão muito importante do projeto é a vedação do uso de qualquer agrotóxico nas hortas. Os alimentos que sobrarem poderão ser comercializados livremente, onde a renda obtida deverá ser revertida em melhorias na própria horta. O projeto autoriza a criação de espaços chamados '' Farmácia Viva '', com plantio de ervas e plantas para fins medicinais. Calixto ressalta que o projeto dará total apoio aos idosos com uma ocupação terápica, além de auxiliar na alimentação das famílias com produtos saudáveis.

Cada Horta Comunitária terá um coordenador, que será eleito a cada dois anos, somente moradores que cultivem na horta poderão concorrer.

As informações do site Fato Atual