Mais lidas
Arapongas

Guarda Municipal de Arapongas traça plano para 2018

.

GM de Arapongas já está elaborando o Plano de 2018 - Foto: Sérgio Rodrigo/TNONLINE
GM de Arapongas já está elaborando o Plano de 2018 - Foto: Sérgio Rodrigo/TNONLINE

Após de ter o Plano Municipal de Segurança Pública e Trânsito de 2017 premiado, a Guarda Municipal (GM) de Arapongas já está elaborando o Plano de 2018. De acordo com a superintendência da corporação, o foco no próximo ano deverá ser no aumento da segurança nos bairros. Órgão já recebeu a visita de diversas cidades com a intenção de aprender as técnicas e organizações empregadas em Arapongas.

A superintendente da GM, Michele Oliveira, destaca a importância do planejamento estratégico. “Estamos desenvolvendo um trabalho voltado prioritariamente aos bairros da cidade, sem esquecer, é claro, do centro e também das áreas industriais. Mas notamos uma demanda crescente nos bairros e, por isso, vamos trabalhar para incentivar a criação de um programa semelhante ao já conhecido ‘vizinhos solidários’”.

Ela ressalta que a ideia é manter, no Plano de 2018, a linha do trabalho deste ano, que foi reconhecido. “A premiação veio para coroar um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2008 com êxito. Várias cidades já vieram aqui para ver o nosso sistema de trabalho. Já recebemos visitas de cidades próximas, como Londrina, que sempre está por aqui para ver sobretudo o compartilhamento do canil com a PM, e até de estados bem distantes, como Paraíba, por exemplo”, diz Oliveira.

Arapongas recebeu, por conta do Plano Municipal de Segurança Pública e Trânsito de 2017, o Prêmio Sesi ODS 2017, na categoria Poder Público. A cidade foi a primeira do estado a desenvolver um plano municipal de segurança. O documento foi lançado em fevereiro deste ano com a proposta de fazer frente aos principais problemas de segurança da cidade. Ele organiza e viabiliza ações integradas com as demais forças policiais da cidade a partir de dados e informações sobre os índices de criminalidade.

Grupamentos
Um dos diferenciais da GM de Arapongas é a divisão dos 84 guardas em 11 grupamentos e departamentos. “Tínhamos um atendimento geral, mas começamos a observar a carência de atendimentos específicos. A partir desta observação, foram surgindo aos poucos os grupamentos”, afirma a superintendente.Os grupamentos são Comando Operacional, Rádio Patrulha, Grupamento de Trânsito, Patrulha Escolar, Patrulha Comunitária, Patrulha Maria da Penha, Grupamento de Defesa Ambiental, Grupamento de Apoio Tático (GAT), Canil, Motos e Centro de Comando de Operações e Reserva de Armamentos.

O prefeito Sérgio Onofre (PSC) destaca o bom trabalho desempenhado pela GM. “Ela foi criada em um período em que a Polícia Militar tinha um efetivo menor. Portanto, a GM veio para reforçar o policiamento da cidade, uma característica que se mantém até hoje e que é fundamental para o seu bom funcionamento”.

Ele aponta ainda que priorizar investimentos na GM, que inclusive recebeu neste ano armamentos novos, é importante. “Os investimentos precisam ser mantidos sempre. Recentemente licitamos uma nova viatura, por exemplo. A Guarda Municipal não custa caro. É o preço necessário para a segurança do município. Não há preço que pague pelas vidas salvas por estes guardas”.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber