MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Apucarana e Arapongas têm 600 RGs ‘esquecidos’

Um armário no Instituto de Identificação de Apucarana encontra-se abarrotado de documentos de Identidade que não foram retirados nos últimos anos. Somente em 2017 foram gerados 6,3 mil novos registros gerais (RGs). Deste total, 337 ainda não foram retirad

Da Redação

·
Apucarana e Arapongas têm 600 RGs ‘esquecidos’ - Foto: CalendáriodoPis/Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Apucarana e Arapongas têm 600 RGs ‘esquecidos’ - Foto: CalendáriodoPis/Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.11.2017, 12:52:00 Editado em 22.11.2017, 12:56:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um armário no Instituto de Identificação de Apucarana encontra-se abarrotado de documentos de Identidade que não foram retirados nos últimos anos. Somente em 2017 foram gerados 6,3 mil novos registros gerais (RGs). Deste total, 337 ainda não foram retirados, o que corresponde a 5,3%. 

continua após publicidade

Porém, nas gavetas do instituto há documentos muito mais antigos. Por mês, a unidade de Apucarana emite cerca de 573 RGs. O tempo médio de espera para conseguir ser atendido é de uma semana.Em Arapongas, a situação e bem semelhante. Neste ano, o órgão emitiu 5.291 RGs, sendo que 258 ainda não foram retirados, o que corresponde a 4,8% do total emitido. 

Um levantamento recente da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) apontou que mais de dez mil RGs emitidos em Curitiba e Região Metropolitana, desde 2012, não foram retirados.Ainda de acordo com a Sesp, por dia, cerca de dez mil pessoas acessam o site do Instituto de Identificação do Paraná para tentar dar entrada no pedido, mas são disponibilizadas apenas 500 vagas, o que gera fila de espera. 

continua após publicidade

Porém, 30% que conseguem marcar o atendimento acaba não comparecendo às unidades no dia e hora marcados. A solicitação do documento de Identidade é feita via internet. O usuário agenda a data e o horário que poderá comparecer ao Instituto de Identificação mais próximo. A primeira via não tem custo. 

Valores de taxas
Já a segunda via da carteira de identidade tem uma taxa de R$ 28,49 e a segunda via com retificação de dados tem um custo de R$ 33,24.Atualmente, quem faz a carteira de identidade tem cinco anos para retirar, porém a Sesp pretende reduzir este prazo para um ano. Após esse período, os documentos são incinerados para garantir que não haja qualquer desvio de finalidade.  (VANUZA BORGES)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana e Arapongas têm 600 RGs ‘esquecidos’"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!