Mais lidas
Arapongas

Arapongas aposta nos módulos para combater a criminalidade 

.

Operário preparando base para pisoulo em construção no Jardim Flamingos
Operário preparando base para pisoulo em construção no Jardim Flamingos

A Prefeitura de Arapongas está resgatando os módulos policiais no município. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços das forças de segurança e coibir a prática de crimes. No fim do mês passado, uma unidade foi inaugurada no Distrito de Aricanduva. Outra está em fase de construção no Conjunto Flamingos e deve atender aproximadamente 30 mil habitantes daquela região. 
De acordo com o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), a construção de módulos tem por objetivo unificar a atuação da Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil. "A ideia é concentrar todo sistema da GM, PM e Polícia Civil nos módulos. Assim, a pessoa não precisa se deslocar até a delegacia ou ao batalhão para registrar um boletim de ocorrência. Isso agiliza o atendimento dos crimes", diz. 
Onofre também avalia que a presença das equipes é uma maneira de coibir a prática de crimes. "A criminalidade cresce com a ausência da polícia. Agora, com equipes constantemente no local, os módulos aumentam a sensação de segurança e ajudam a coibir a ação de bandidos", analisa. Por enquanto, não há projetos para outros módulos. No entanto, o prefeito não descarta a construção de outras unidades se houver necessidade. 
Para o subcomandante da 7ª Companhia de Polícia Militar (CIPM), capitão Dejair Budkevitz, o entrosamento entre as forças de segurança é uma estratégia eficaz de combate à criminalidade. Budkevitz acredita que os módulos policiais são pontos de apoio que também contribuem para a coleta de dados. As estatísticas possibilitam que o trabalho da polícia seja direcionado com base no mapeamento dos problemas da comunidade.
"A população não faz boletim de tudo que acontece, assim nem tudo chega até a polícia. Por isso, hoje realizamos reuniões com a comunidade e descobrimos o que está afligindo as pessoas. Assim a população aponta onde existe necessidade de atuação da polícia", explica. 
ESTRUTURA
O módulo policial do Distrito de Aricanduva foi viabilizado através de parceria entre a prefeitura e o Conselho Comunitário de Segurança. A unidade é operacionalizada através de um sistema integrado entre GM e PM e conta com uma linha telefônica exclusiva para chamadas de urgência pelo número 9 9180-0073, que também está disponível para mensagens via WhatsApp. 
De acordo com a prefeitura, o módulo construído na entrada do Conjunto Flamingos terá o mesmo formato. O projeto abrange 76,72 metros quadrados de área construída, com duas salas, banheiro e estacionamento para viaturas.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber