MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

Arapongas aposta nos módulos para combater a criminalidade 

A Prefeitura de Arapongas está resgatando os módulos policiais no município. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços das forças de segurança e coibir a prática de crimes. No fim do mês passado, uma unidade foi inaugurada no Distrito de A

Da Redação

·
Operário preparando base para pisoulo em construção no Jardim Flamingos
Icone Camera Foto por Reprodução
Operário preparando base para pisoulo em construção no Jardim Flamingos
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.11.2017, 09:40:00 Editado em 13.11.2017, 15:08:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Arapongas está resgatando os módulos policiais no município. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços das forças de segurança e coibir a prática de crimes. No fim do mês passado, uma unidade foi inaugurada no Distrito de Aricanduva. Outra está em fase de construção no Conjunto Flamingos e deve atender aproximadamente 30 mil habitantes daquela região. 
De acordo com o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), a construção de módulos tem por objetivo unificar a atuação da Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil. "A ideia é concentrar todo sistema da GM, PM e Polícia Civil nos módulos. Assim, a pessoa não precisa se deslocar até a delegacia ou ao batalhão para registrar um boletim de ocorrência. Isso agiliza o atendimento dos crimes", diz. 
Onofre também avalia que a presença das equipes é uma maneira de coibir a prática de crimes. "A criminalidade cresce com a ausência da polícia. Agora, com equipes constantemente no local, os módulos aumentam a sensação de segurança e ajudam a coibir a ação de bandidos", analisa. Por enquanto, não há projetos para outros módulos. No entanto, o prefeito não descarta a construção de outras unidades se houver necessidade. 
Para o subcomandante da 7ª Companhia de Polícia Militar (CIPM), capitão Dejair Budkevitz, o entrosamento entre as forças de segurança é uma estratégia eficaz de combate à criminalidade. Budkevitz acredita que os módulos policiais são pontos de apoio que também contribuem para a coleta de dados. As estatísticas possibilitam que o trabalho da polícia seja direcionado com base no mapeamento dos problemas da comunidade.
"A população não faz boletim de tudo que acontece, assim nem tudo chega até a polícia. Por isso, hoje realizamos reuniões com a comunidade e descobrimos o que está afligindo as pessoas. Assim a população aponta onde existe necessidade de atuação da polícia", explica. 
ESTRUTURA
O módulo policial do Distrito de Aricanduva foi viabilizado através de parceria entre a prefeitura e o Conselho Comunitário de Segurança. A unidade é operacionalizada através de um sistema integrado entre GM e PM e conta com uma linha telefônica exclusiva para chamadas de urgência pelo número 9 9180-0073, que também está disponível para mensagens via WhatsApp. 
De acordo com a prefeitura, o módulo construído na entrada do Conjunto Flamingos terá o mesmo formato. O projeto abrange 76,72 metros quadrados de área construída, com duas salas, banheiro e estacionamento para viaturas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas aposta nos módulos para combater a criminalidade "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!