Arapongas

População de gansos do Parque das Aves está sendo monitorada pela prefeitura

Da Redação ·
Parque que já abrigou 60 aves mantém atualmente apenas 20
Parque que já abrigou 60 aves mantém atualmente apenas 20

A Secretaria do Meio Ambiente de Arapongas está realizando o manejo controlado de aves existentes no Parque dos Pássaros, mais especificamente a população de patos e gansos que integram a paisagem do local. A fauna local está sendo repovoada.

continua após publicidade

Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Pereira, o manejo se faz necessário devida a mortandade destas aves, onde somente no primeiro semestre deste ano, foram mortos quatro gansos devido, provavelmente, ao ataque de cães.

Ainda de acordo com o secretário, o local já abrigou entre 50 e 60 aves, mas com o passar dos anos e devido o tempo médio de vida útil destas aves, além de outras razões, a população foi decrescendo e hoje, são apenas 14 gansos e 6 patos adultos.

continua após publicidade

“O manejo que vem sendo feito se aplica principalmente a cuidados adotados durante o período de incubação de ovos e desenvolvimento dos filhotes, até que alcancem uma idade adequada para aumentar suas chances de desenvolvimento”, explicou Gonzaga.

Ele destaca ainda que a ação se justifica, tanto pela questão ambiental, como em respeito pelos usuários do Parque, que é um dos principais locais do município para lazer, caminhadas e contato com a natureza.